sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Amigos se unem para preservar a natureza

Preservar a natureza é coisa de amigos

Em Várzea Paulista ainda tem pessoas dispostas a preservar o ‘pulmão’ da cidade

João Pachelli

Um grupo de amigos tem disposição de sobra para renovar a fauna e proteger a flora de um dos pontos verdes da cidade. Tinha tudo para ser roteiro de filme, mas isso acontece realmente em Várzea Paulista.
José Carlos Bissoli, João Gandolfo e Carlos Eduardo dos Santos uniram esforços e colocaram em prática a ideia que tiveram após uma conversa em uma reunião de amigos. A partir daí, tiraram um dia e foram para a Serra do Mursa, percebendo as maravilhas do local, mas notaram que algo faltava: mais árvores.
Começaram a levar mudas e plantá-las em diversas áreas na serra. “Sempre separamos um final de semana em um mês específico para subir a serra levar mais mudas”, explicou Carlos Eduardo.
Ainda não definiram um nome distinto, mas se intitulam “Grupo de Apoio ao Mursa”. O mais interessante é que os próprios membros do grupo de amigos preparam as mudas para o plantio. “Surgem muitas pessoas dispostas a ajudar nosso grupo”, disse Bissoli.
Até o fim do ano, os amigos pretendem fazer mais duas visitas na Serra do Mursa para ver como estão as árvores que foram plantadas e para plantar mais. Não é só na serra que as ações são vistas, o grupo também recolhe os lixos da região do Mursa. “Nós subimos a Serra para plantar e já vamos recolhendo os lixos e detritos deixados no entorno”, completa Bissoli.
João Gandolfo, um dos amigos e proprietário de um bar muito conhecido no Mursa, comenta que a ONG Eco-Mursa também está engajada na preservação da serra. Entre as diversas mudas de árvores frutíferas, podemos destacar, ameixa, coquinho, manga, goiaba e também há muito palmito plantado.

Os amigos são categóricos ao afirmar que a Serra do Mursa é o pulmão da cidade, mas também é uma área a ser explorada. A vontade do grupo é que o local fosse utilizado como atrativo turístico por se tratar de um local muito bonito e ter uma vista deslumbrante.

Vereadores rejeitam as contas do ex-prefeito Eduardo Tadeu Pereira

 
A pauta da 29ª Sessão Ordinária votou o projeto do Tribunal de Contas que passou por uma analise criteriosa da Comissão da Câmara antes de ir para votação
 
A Câmara Municipal de Várzea Paulista esteve lotada na sessão da última terça-feira, 26, quando os vereadores votaram as contas do ex-prefeito Eduardo Tadeu Pereira referentes a 2010, que foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP). O convite para a defesa foi encaminhado para o ex-prefeito (ou seu procurador geral), para ele exercer o seu direito de defesa, mas ninguém compareceu.
Os 11 vereadores decidiram sobre a aceitação ou rejeição das contas e ficou assim definido sete a favor a rejeição e quatro abstenções. Durante toda a sessão, os presentes demonstraram descontentamento com o mau uso do dinheiro público com palmas, vaias e cartazes, manifestação esta que pedia para os vereadores rejeitarem as contas.
O vereador Luciano fez uma ressalva para que o ofício encaminhado pelo ex-prefeito fosse lido questionando os prazos para reunir a documentação e montar a sua defesa, pedindo dilatação do prazo. O companheiro de legenda, o vereador e professor Demércio comentou que o jurídico da Câmara errou, informando que o acusado não teve direito e acesso às acusações e toda a documentação, lembrando que a decisão tomada pelos vereadores poderá ser derrubada futuramente na justiça.
O presidente da Câmara, Ivan Sada, retrucou as afirmações dos seus colegas de bancada e disse que os prazos foram obedecidos e que em 2011, o ex-prefeito teve acesso ao processo que tramitou no Tribunal e não pode alegar desconhecimento e teve tempo suficiente para efetuar a sua defesa, mas não o fez. “O Tribunal de Contas apontou o mau uso do dinheiro público. Não está havendo o julgamento do partido, e sim de como o dinheiro foi utilizado”, comenta o presidente.
 
Irregularidades

Vários apontamentos foram realizados pelo Tribunal de Contas com a não aplicação dos recursos do Fundeb na Educação; o não recolhimento dos encargos sociais. Além disso, de acordo com o órgão, não honrou com o pagamento de obrigações assumidas mediante acordos de parcelamentos celebrados em exercícios e teve piorados resultados econômicos e financeiros obtidos, o que permitiu concluir que as contas caminharam na contramão do desejado equilíbrio preconizado pelo artigo 1º, da Lei de Responsabilidade Fiscal, segundo o documento.
Como o TCE é meramente um órgão de apontamentos, coube aos vereadores do legislativo acatar ou não as orientações do tribunal.

Skatista de Várzea disputará Campeonato Brasileiro

Um dos melhores do mundo, o varzino Diego Fioresi encara mais um desafio na carreira

João Pachelli

Há pelo menos 15 anos andando de skate, o varzino Diego Fioresi, que está entre os melhores no ranking mundial, estará no Campeonato Brasileiro de Skate, realizado em São Bernardo do Campo, de 27 a 29 de setembro. Promovido pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), a disputa chamará a atenção de todos os atletas mais experientes do Brasil.
Em dezembro do ano passado, mais de 120 atletas estiveram na maior pista de skate da América Latina, no Parque da Juventude Cita di Maróstica. Nesta terceira etapa do nacional, devem participar somente os principais classificados entre os circuitos e campeonatos amadores de street oficializados pela CBSk. "Além de ser uma disputa democrática, a estrutura da pista empolga os participantes a arriscar nas manobras radicais", conta o skatista. 


No início do mês, Fioresi esteve m Fortaleza, onde participou da sexta etapa do Circuito Mundial de Street Skate Profissional e da primeira etapa do Brasil Skate Pro. No balanço final, o skatista terminou na oitava colocação pelo brasileiro e se classificou para a final do Mundial, após chegar em 10º lugar. Resultado que poderia até ter sido melhor, não fosse um tombo que levou o skatista a bater a cabeça e as costas no chão.  
Durante esta etapa, os skatistas pleitearão o benefício esportivo federal do Bolsa Atleta. Benefício que Fiorese já conquistou pela colocação no ranking mundial, mas ainda não desfrutou, já que o repasse, que deve ser feito pelo Ministério dos Esportes, está com um ano de atraso, segundo ele. 
A edição do Brasileiro destaca-se ainda por ser disputada na modalidade Street, no sistema de Jam Session Ordenada, em que os atletas são divididos em cinco baterias de 14 minutos, sendo sete minutos em cada metade da pista. Mais do que garantir seus direitos, Fiorese pensa mesmo na etapa final do Mundial, marcada para o dia 1º de outubro, em Moscou. "Minha expectativa é de terminar o ano me mantendo na terceira colocação ou até, quem sabe, saltar para o segundo lugar", afirma.

Campos de futebol de Várzea Paulista necessitam de manutenção

A bola não está rolando como deveria nos gramados da cidade, falta de manutenção é a principal queixa dos atletas


João Pachelli

Imagine um gramado que recebe ao menos 7 jogos por final de semana. Difícil imaginar que este, esteja em boas condições de uso.
Atletas que jogam nos campos de Várzea Paulista reclamam do estado do gramado, em especial o do Jardim Promeca que deveria ser um dos melhores por ter sido inaugurado há pouco tempo.
O que preocupa mesmo os atletas é a falta de manutenção. Edvaldo Bretas acredita que ninguém molha o campo do Complexo Esportivo Dr. Sócrates, no Jardim Promeca. “Nunca vi ninguém molhar o campo, e o cal utilizado é doação de uma empresa da cidade”, comentou.
Segundo especialistas, para se ter um gramado sempre com boa grama é preciso ter alguns cuidados. O engenheiro agrônomo, Artur Jorge de Melo, diz que é preciso eliminar ervas daninhas, insetos e checar como está a acidez do solo. “Dependendo do grau é preciso corrigir com calcário. Após preparar o terreno, a rega deve ser diária no primeiro mês. No verão a regra é regar duas vezes ao dia”, comentou.
A Prefeitura de Várzea Paulista, em nota, informou que os agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana cuidam da área molhando o gramado, no mínimo, duas vezes por semana. Informa ainda que na semana passada, contudo, isso não ocorreu em razão das queimadas na região. Quanto a demarcação das linhas do gramado,é feita geralmente, com cal específico. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, foi feita uma doação de cal por uma empresa e será utilizado nos próximos dias.
A Prefeitura ainda informa através de sua Secretaria de Esportes, que está andamento estudo de revitalização de todos os Ginásios e Centro Esportivos da cidade.



Cidades do AUJ preparam-se para ter câmeras de monitoramento

Diversos municípios já instalaram câmeras e alguns já planejam ações para mapear e monitorar a criminalidade

 João Pachelli

Diversos tipos de crimes e ações de bandidos têm sido esclarecidos ou evitados pela eficiência de câmeras de vigilância instaladas em prédios, postos de combustíveis, postes e em diversos outros locais. O fato é, que há uma certa controvérsia, pois já há rumores que efetivos dos órgãos de segurança pública poderão ficar reduzidos. Em Campinas, por exemplo, os policiais militares poderão efetuar todas as autuações de trânsito e parte do efetivo será treinada para atividades antibomba. As medidas, resultantes da primeira reunião do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da região metropolitana (Gamesp), não prevêem ampliação do efetivo. Aumenta-se o número de câmeras e mantêm o efetivo sem maiores contratações, essa é a polêmica gerada.
De acordo com o que foi colocado em pauta durante a criação do Gamesp, em uma reunião em Várzea Paulista, todas as cidades do aglomerado se prepararão para criar o muro virtual, como é o caso de Itupeva, que além das câmeras de monitoramento, terá Patrulha Comunitária, viaturas rondando 24 horas e bases comunitárias móveis. O prefeito de Itupeva e presidente do AUJ, Ricardo Bocalon, acredita que esse é um passo importante para o combate a diversos tipos de criminalidade. Já o prefeito de Várzea Paulista e também membro do AUJ, Juvenal Rossi, sente-se satisfeito por poder discutir segurança pública no município que só se falava em infraestrutura.
Para o secretário de trânsito e comandante interino da Guarda Municipal de Várzea Paulista, Laércio Bifani, a segurança pública tem que ser priorizada em todas as cidades, das pequenas às maiores. “Vamos tentar buscar melhorias para a segurança”, explicou Bifani.

Monitoramento
Em Jundiaí já há diversos pontos da cidade, em especial na região central que dispõe de câmeras de monitoramento em tempo real, operadas pela Guarda Municipal. Foi graças a uma dessas câmeras, que flagrou um enorme balão de aproximadamente 50 metros, com uma bandeira de 200 metros, que agentes da segurança conseguiram evitar uma tragédia maior.
Os únicos estragos registrados foram em telhados de duas residências e interrupção de fornecimento de energia elétrica na região do ocorrido. A Central de Monitoramento da GM identificou o artefato gigante, inclusive graças ao equipamento recentemente instalado no mirante da Serra do Japi. 

Jardim São Camilo será reurbanizado

Um dos bairros da região leste, a mais populosa de Jundiaí, passará por mudanças


João Pachelli

Prefeito Pedro Bigardi assina o contrato histórico 
Na sexta-feira, 20, no auditório da Prefeitura de Jundiaí, o prefeito Pedro Bigardi convocou uma coletiva de imprensa para anunciar melhorias no Jardim São Camilo. O vice-prefeito e secretário de educação, Durval Orlato, vereadores e secretários também compareceram, além de autoridades.
De uns tempos para cá, a prefeitura tem investido na região onde está localizado o Jardim São Camilo, um dos bairros mais carentes da cidade. Ultimamente, a região passou por um rápido processo de verticalização, sem contar a importante obra reivindicada pela população, o segundo viaduto.
Mas, o local conta com vários outros problemas, um deles é a falta de moradia ou casas irregulares, pois até pouco tempo o local era visto como o maior núcleo de submoradias remanescente na cidade.


O início da solução desse problema histórico começa a sair do papel. Na última sexta, a Prefeitura de Jundiaí assinou, junto a Caixa Econômica Federal, o contrato para construção de 400 moradias no Jardim São Camilo. As novas moradias serão construídas próximas a uma escola do Sesi que será inaugurada em Jundiaí. O prazo para início da construção é de até 90 dias e a obra deve ficar pronta em até 18 meses. “É o início da reurbanização do São Camilo, esperada pelos moradores há 30 anos”, comemora o prefeito Pedro Bigardi.
Vale ressaltar o empenho das equipes da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) e da Caixa, que possibilitou que o contrato fosse aprovado em tempo recorde. Após a licitação, em dois meses o projeto foi aprovado.
Para o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Henrique Parra Parra, houve uma ótima sintonia entre a Fumas e a Caixa. “Tudo isso está possibilitando os resultados de hoje e de muitos outros que virão”, ressaltou.
Segundo a diretora de habitação do FUMAS, Tatiana Pimenta, começa uma nova etapa para o bairro. “Lá tem muita coisa boa, tem lazer, tem igrejas, supermercados, e tudo pode ser bem melhor”, comentou.
O vice-prefeito Durval Orlato, falou sobre a trajetória de lutas para as pessoas, hoje, poderem ter sua moradia e essa parceria entre a prefeitura e a Fumas veio em boa hora para sanar a necessidade das famílias de baixa renda.

O Projeto
No total, serão 25 prédios de quatro andares, divididos em dois conjuntos: Residencial São Camilo I e II. A área total é de 32 mil metros quadrados. Os apartamentos terão 50 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Cada unidade é avaliada em R$ 94,5 mil.
A maior parte dos recursos vem do Governo Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha vida, R$ 27,7 milhões. O Governo do Estado, por meio do programa Casa Paulista, vai repassar R$ 10 milhões. A Prefeitura de Jundiaí fez a doação do terreno. O total do projeto será de R$ 37,7 milhões.
O projeto vai assentar famílias do bairro que vivem em áreas de risco.

A Construtora e Incorporada Faleiros Ltda. É a responsável pelas obras.

Solenidade de encerramento do “Tanaka 30 anos”


Projeto é encerrado com saldo positivo, muitas homenagens fizeram parte das solenidades

João Pachelli

No dia 20 de setembro, às 18 horas ocorreu a solenidade de encerramento do projeto “Tanaka 30 anos” no auditório da Escola Estadual Mitiharu Tanaka, em Várzea Paulista. O projeto já vinha sendo realizado desde fevereiro por todos os professores e seus alunos com atividades diversas.
A solenidade pode contar com a presença do Prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, a Supervisora de Ensino Ana Flávia Cappellano representando a Diretoria de Ensino de Jundiaí, Presidente da Câmara de Campo Limpo Paulista e amigo do homenageado Mitiharu Tanaka Flávio Geada, vereadores de Campo Limpo, o filho de Tanaka, André Spina Tanaka, quatro netos de Mitiharu Tanaka, um sobrinho, seu primo Odair Ito e amigos. Estiveram presentes também ex-professores, ex-diretores, ex-funcionários, ex-alunos que fizeram parte desta história. Além de toda equipe atual, gestores, professores, alunos, funcionários e a comunidade local.
A cerimônia contou com histórias da instituição, história do patrono e apresentações artísticas como, dança, músicas e poemas interpretados por alunos que ensaiaram meses a fio para esse grande dia.
A diretora Solange Mataveles Maia fez o descerramento da nova foto do Patrono e da placa “Tributo de Gratidão” recebida da família em homenagem ao “Projeto Tanaka 30 anos” que a escola realizou, juntamente com André Tanaka.
Após a cerimônia, os presentes foram convidados a cantar parabéns a instituição e todos foram servidos com bolo e refrigerante, além de poderem apreciar a exposição de diversos trabalhos realizados pelos alunos e orientados pelos professores durante todo o projeto.
No sábado, 21, os trabalhos iniciaram ás 9 horas com a exposição, apresentações artísticas, muita música e venda de comidas e bebidas, aberta a toda a comunidade que prestigiou o evento.


ANUNCIE CONOSCO

OPTANDO POR PUBLICAR SEU ANÚNCIO COM A GENTE VOCÊ ANUNCIA 3 vezes por dia:

POR APENAS R$ 60,00 POR MÊS SEU PRODUTO OU SERVIÇO SERÁ VEICULADO NO BLOG, NO FACEBOOK, INSTAGRAN E TWITTER.


ANUNCIE SUA MARCA, SERVIÇO OU PRODUTO AQUI NO BLOG E CONQUISTE MAIS CLIENTES.

PACOTE: SUA MARCA SERÁ PUBLICADA EM NOSSO BLOG E REDES SOCIAIS O ANO TODO POR APENAS 3 PARCELAS DE 30,00

OU ENTRE EM CONTATO E FAÇA UM ORÇAMENTO, FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E-MAIL rtpcomunicacao@gmail.com / Celular: 11 98476-9422 (WhatsApp)

ANUNCIE TAMBÉM EM NOSSA PÁGINA DE NOTÍCIAS NO FACEBOOK:
Powered By Blogger