26 DE ABRIL - DIA DO GOLEIRO
Grandes jogadores donos da camisa 1 já fizeram história em seus clubes e atuando pela seleção.
Todos amantes de futebol sempre lembra de um nome que se destaca ou se destacou, mesmo que seja de clube adversário sempre lembramos das belas atuações. Hoje é o dia desses guardiões de meta
João Pachelli
Guarda-metas, arqueiro, goleiro, são alguns nomes que damos aos que ficam sempre solitários em baixo das traves.
Eu desafio vocês a lembrarem do nome de um goleiro que fez história ou que seja admirável. Pois é, acredito que muitos nomes veio à cabeça. E tenho certeza que não só goleiros brasileiros, mas também tantos outros que jogam muito pelo mundo afora.
![]() |
Buffon, eleito o melhor do mundo |
O italiano Gianluigi Buffon, com 182 pontos, foi eleito nesta quarta-feira o "Melhor Goleiro do Mundo" durante o período de 2001 a 2010, segundo as votações realizadas pela Federação Internacional de Estatísticas do Futebol (IFFHS). O Brasil contou com três representantes entre os 20 maiores da década: Dida (6º), Julio César (10º) e Rogério Ceni (13º).
Brasileiro mais bem colocado, com 90 pontos, Dida conquistou inúmeros títulos no período, dentre eles a Copa do Mundo em 2002, o Mundial de Clubes em 2007 (pelo Milan) e duas Ligas dos Campeões (também pelo Milan em 2002/2003 e 2006/2007).
![]() |
Iker Casillas, entre os melhores |
Na relação de 76 goleiros, há sete espanhóis; seis brasileiros e argentinos; cinco alemães; quatro italianos, franceses e russos; com três dos Países Baixos, Paraguai, Colômbia, Portugal, México e Inglaterra. Os outros três representantes brasucas são: Marcos (28º), Gomes (36º) e Doni (44º).
Apesar de o espanhol Iker Casillas ter sido declarado "Melhor Goleiro de 2010", o título do período de 2001 até 2010 ficou com Buffon, que apesar das lesões sofridas no último ano, conservou sua hegemonia à frente da classificação após ter sido eleito "Melhor Goleiro do Mundo" em quatro ocasiões nestes dez anos.
![]() |
Dida foi o brasileiro melhor colocado no ranking |
O arqueiro do Real Madird, no entanto, ficou com a segunda colocação, com 177 pontos – pouco menos que os 182 de Buffon. Petr Cech, do Chelsea, completou o “pódio”, na terceira colocação, seguido por Van der Sar e Oliver Kahn, respectivamente.
Homenagem merecida
Ele é o único que tem o privilégio de acariciar a bola com a mão, e depois de uma bela defesa rolar abraçado com ela pelo gramado.
Só o goleiro entra em uma decisão por pênaltis sem a mínima responsabilidade, e muitas vezes ainda sai como herói.
É sempre ele quem encabeça a escalação do time, e carrega nas costas o número 1 da esquadra.
Neste dia do goleiro só nos resta agradecer aos nossos eternos salvadores!
Neste dia do goleiro só nos resta agradecer aos nossos eternos salvadores!
Obrigado Barbosa, Castilho, Gilmar, Valdir Joaquim de Moraes, Felix e Leão, Valdir Perez, Taffarel, Marcos, Dida e todos os outros que sempre estiveram lá na hora em que o gol adversário parecia inevitável.
Alguém se lembra de alguma defesa do Andrada? Quase impossível, mas o gol que ele tomou do Pelé, o milésimo do Rei, todos têm na memória...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar em nosso blog.