terça-feira, 8 de abril de 2014

Crônica da semana

Crônica da semana

PERSONAGENS


A primeira pessoa do singular não existe quando estamos em público. Estava lendo algumas coisas sobre os estudos de Freud e me veio à cabeça essa frase.  O que acho muito interessante, porque acontece com todo mundo.
Você está em uma festa e vê uma mulher beijando um cara na pista da balada e, por coincidência, ela é a mesma mulher inteligentíssima de onde você estuda. Você que conversa com um homem puramente formal no trabalho, e o encontra na rua fumado, de shorts, todo tatuado. Você fica surpreendida.
Não há nenhum problema nisso. Mas o que quero dizer é que temos mais personagens em nós do que a primeira pessoa do singular. Isso não significa que somos falsos, hipócritas. Significa que é apenas uma interpretação. Um exemplo bem claro disso é: quando contamos algo a alguém, dizemos de uma forma, quando for falar sobre o mesmo assunto para outra pessoa, vai ser de forma diferente.
Os livros, por exemplos, quem diz que livros biógrafos são reais está mentindo. Nenhum livro é puramente real, mesmo que todos os sentimentos expostos ali possam parecer que são. Primeiro porque ninguém fala como escreve, quando falo o receptor entende o que eu digo, quando escrevemos temos que acompanhar a coerência, à gramatica, à linguística, esse diálogo vai ser de outra forma. E segundo, porque o cenário é outro, a forma de transmitir, a forma como enfatizar o leitor entrar na cena, é completamente diferente.
Muitas vezes julgamos as pessoas por isso, por essa transitoriedade de personagens. Uma hora sorri, outrora fecha a cara. Uma hora conversa, outrora silencia. Poxa, quanta bipolaridade, não? É apenas a contradição que todos possuem.
Outro dia conversando com uma amiga ela olha pra e diz: nossa, como você é metido. É obvio que todo mundo tem um pouco de egocentrismo, mas não levo muito a serio quando me apontam essas coisas porque eu sei que são meus personagens atuando. (Vale lembrar que os personagens eles são características das nossas preferências, por isso que não somos falsos). E no mesmo dia, mas em outro lugar, com outra pessoa. Perguntaram-me o que eu tinha que estava triste. Respondi que não estava acontecendo nada, e por não acontecer nada, já era um motivo. E viva a contradição.
Meu irmão, outro exemplo, vive dizendo que me contradigo muito. E eu fico pensando, qual é a relevância de uma certeza? Se tudo é provisório, imprevisto e transitório. Onde mora a certeza? Na morte, porque essa é a única que temos. O resto é uma hipótese.
O ser humano, o pensamento, ele sofre alterações diariamente, a inteligência possui camadas, quando achamos que sabemos de algo, logo descobrimos que não sabemos de nada. Por isso, o conhecimento tem uma infinidade que não acaba. O maior inteligente é aquele que sabe que nunca saberá de nada, porque tudo muda; tudo é imprevisto e provisório.
Dizem que os estereótipos não fazem mais parte da vida contemporânea. Mas me parece que isso continuará sendo eterno. Eu que não rotulo nada, nem a mim mesmo, e vejo aí um grande perigo. Mas há um perigo ainda maior, são aqueles que estão aprisionados nas convenções e tornou-se personagem definitivo.
O bom comportamento é personagem. O singelo é um personagem. O pacato é um personagem. Quase tudo tem personagem e um palco. Mas anda pensando em fechar a cortina, sair do palco e das cenas? E que ninguém me ouça. Porque a vantagem da solidão é essa: lá eu me encontro.

Crônica – Leandro Salgentelli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.

ANUNCIE CONOSCO

OPTANDO POR PUBLICAR SEU ANÚNCIO COM A GENTE VOCÊ ANUNCIA 3 vezes por dia:

POR APENAS R$ 60,00 POR MÊS SEU PRODUTO OU SERVIÇO SERÁ VEICULADO NO BLOG, NO FACEBOOK, INSTAGRAN E TWITTER.


ANUNCIE SUA MARCA, SERVIÇO OU PRODUTO AQUI NO BLOG E CONQUISTE MAIS CLIENTES.

PACOTE: SUA MARCA SERÁ PUBLICADA EM NOSSO BLOG E REDES SOCIAIS O ANO TODO POR APENAS 3 PARCELAS DE 30,00

OU ENTRE EM CONTATO E FAÇA UM ORÇAMENTO, FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E-MAIL rtpcomunicacao@gmail.com / Celular: 11 98476-9422 (WhatsApp)

ANUNCIE TAMBÉM EM NOSSA PÁGINA DE NOTÍCIAS NO FACEBOOK:
Powered By Blogger