sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Esporte nacional

Dia do capoeirista: Uma data para lembrar o esporte autenticamente brasileiro

Capoeiristas já foram proibidos de praticar a capoeira que chegou a ser considerada prática criminosa, mas logo reconhecida como esporte autêntico do Brasil

João Pachelli

É válido que o capoeirista tenha um dia para ser lembrado, afinal a capoeira é praticada em mais de 150 países dos 5 continentes, estima-se que no Brasil existam aproximadamente 5 milhões de capoeiristas.
Em 1890 a capoeira foi proibida no Brasil, sendo que sua liberação aconteceu apenas em 1930. Em  07 de Agosto de 1985 foi aprovada a Lei nº 4.649,  que oficialmente declarou o dia 3 de agosto como o Dia do Capoeirista.

Em Várzea Paulista um dos mestres mais conhecidos é Edvaldo Pereira dos Santos (mestre Bola 7). Sua história na capoeira teve início em 1984 e já em 1990 começou a dar aula. “Sempre me inspirei nos mestres mais velhos, o Bimba em especial, que para mim é um mito”. Formado Corda Preta do GCB, educador, profissional e amante da capoeira. “Acredito na Capoeira como um agente transformador e potencializador das habilidades de seus adeptos. É a arte do corpo da Mente e da Alma”, enfatizou.

Um dos alunos de Bola 7, o senhor Jurandir Caetano, (51), diz que sempre tinha a vontade de praticar capoeira, mas na época não havia professor para ensinar, foi quando chegaram os profissionais que ele começou a praticar o esporte. Morador de Várzea Paulista, sempre freqüenta os treinos na academia Capoeira Brasil na Vila Popular.
Questionado sobre os benefícios do esporte, Jurandir foi categórico em afirmar que era muito estressado, se irritava no trânsito, porém encontrou nas rodas de capoeira a paz necessária. “Depois que comecei a jogar capoeira me acalmei mais, melhorou minha atenção, não tive mais problemas de saúde, aumentou minha concentração, foi só benefícios que me trouxe. A capoeira para mim é tudo!”, esclareceu.

Uma aluna iniciante, mas que já tem muita coisa boa para falar sobre a capoeira, é Lúcia Vitória que tem apenas nove anos e começou a freqüentar as aulas em janeiro deste ano por incentivo de uma amiga que também pratica.
Lúcia diz que admira muito os educadores mestre Bola 7 e a mestre Capote. A aluna diz que está gostando muito, que pretende continuar e que se sente muito feliz. “Eu adoro a capoeira, eu vim com minha melhor amiga que também treina aqui na academia e estou muito feliz. Senti que melhorou minha concentração e minha disciplina”, comentou.
De 23 a 28 de setembro acontece em Várzea Paulista o 11° Intercâmbio Cultural de Capoeira.


Estilos da capoeira 
A capoeira tem três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. 

O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira Angola, que se caracteriza pelo ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. 

O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira Angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. 

Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.
Social

Cidades da região realizam Semana Municipal do Bebê



O objetivo principal é fazer com que os gestores públicos, profissionais, pais e/ou responsáveis por crianças, comunidade de um modo geral, se mobilizem, para garantir e promover o pleno desenvolvimento das crianças, desde o período de gestação até os primeiros anos de idade, levando em conta que desde cedo a criança necessita de estímulos, cuidado, afeto, para o seu total desenvolvimento como ser humano.
Várzea Paulista realiza sua primeira Semana do Bebê de 4 a 10 de agosto. O evento ocorre simultaneamente a 2ª Semana Regional do Bebê que envolve as cidades de Campo Limpo Paulista, Jarinu, Louveira, Itatiba, Cabreuva e Jundiaí. A Prefeitura tem a parceria da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMSV).
De acordo com o secretário de Saúde, José Roberto Spinucci, a região tem se destacado no desenvolvimento do programa e Várzea Paulista, pelo primeiro ano, participa das atividades já com bons resultados. “Sempre demos prioridade ao atendimento das gestantes, e com o Primeiríssima Infância, a fase mais importante do desenvolvimento da criança, será ainda mais valorizada”, explica. 
Já em Campo Limpo será realizada a segunda edição da Semana do Bebê.
Serão realizadas diversas atividades como: palestras para gestantes, oficinas sobre gravidez na adolescência, oficinas de decoração, shantala para bebês, atividade de grupo para pais de crianças pequenas, oficinas de espaços lúdicos, palestras sobre a importância de brincar e oficinas sobre vínculos de pais e filhos.
Itupeva realizará sua 4ª edição da Semana do Bebê. O prefeito Ricardo Bocalon ressalta o vento como muito importante para as crianças e para os pais. “Com a Semana do Bebê, que já é parte do calendário oficial de eventos de Itupeva, podemos dar um destaque ainda maior para esse bonito trabalho”, avalia o prefeito.
Atividades em Várzea Paulista:
Dia 04, às 19h – Atividade nas instituições religiosas do município;
• Dia 05, às 19h - Abertura solene da semana do bebê;
Local: Câmara Municipal
-O que é a primeiríssima infância e a semana do bebê;
-Sua importância para as crianças de Várzea Paulista;
-Atividade Cultural: Monologo das Mãos.

• Dia 06, às 9h - Palestras direcionadas aos servidores de forma intersetorial e à população;
Local: Câmara Municipal
-Tema: Limites na Infância;
-Apresentação Cultural: Agora não Bernardo;
-Tema: Desenvolvimento infantil.

• Dia 07, às 14h - Palestras direcionadas aos servidores de forma intersetorial e à população;
Local: Câmara Municipal
-Tema: Aleitamento Materno;
-Apresentação Cultural: Dança do ventre;
-Tema: A importância do brinquedo e do brincar.

• Dia 10, às 9h30 - Caminhada do Bebê;
Local: Concentração em frente à Prefeitura e caminhada até a Avenida Projetada onde acontecerá:
-Brinquedos (piscina de bolinhas, brinquedos infláveis entre outros);
-Show de palhaços e brincadeira de rua;
-Encerramento com apresentação da Sinfonia Jovem.



Onde acontecerão as atividades em Campo Limpo:
CRAS Centro, CRAS LESTE (São José), CRAS Botujuru, CREAS, Unidade Básica de Saúde (UBS) Botujuru, UBS Vila Marieta, UBS Pau Arcado, UBS São José, Creche São Francisco, Creche Criança Feliz (Pq Internacional), Creche Pequeno Cidadão (São José), Creche Santa Lúcia, E. E. Elza Facca.


Festa popular


Mais de duas mil flores na 9ª Orquivárzea

A festa é a maior exposição de orquídeas da América Latina e contará com expositores nacionais e internacionais

 João Pachelli

Várzea Paulista está em contagem regressiva para a 9ª Orquivárzea que acontecerá nos dias 23, 25 e 25 no Espaço Cidadania, com entrada gratuita. Os visitantes poderão conferir cerca de dois mil exemplares de orquídeas que serão trazidas para Várzea Paulista por expositores nacionais e internacionais expositores internacionais (Alemanha, Equador, Peru, Argentina, Tailândia e República Theca).
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernaldo Artur, a Orquivárzea terá espaço cultural com venda de artesanato, praça de alimentação, espaço criança – com brinquedos, como pula-pula e piscina de bolinha e standes de vendas de orquídeas. A Festa da Orquídea também contará com a rádio festa, que vai ambientar todas as áreas do evento com música e apresentações regionais, no palco que será montado na Avenida Projetada, ao lado do Espaço Cidadania. Todo o projeto do evento foi desenvolvido dentro de um prazo de 3 meses.
“Atualmente o município produz mais de 650 mil mudas, somando a produção de todos os cultivadores instalados na cidade”, informa o secretário, lembrando que a festa tem o intuito de comercializar e potencializar a produção de orquídeas de Várzea Paulista. “A cidade é considerada a maior exportadora do Brasil”, relata.
Esse ano a festa dará espaço a artistas regionais. A estrutura será a mesma de antes com algumas novidades, por exemplo, as vendas também serão dentro do Espaço Cidadania.
“Esse ano optamos em não realizar os shows principais, gerando assim uma economia para dar continuidade às obras na cidade”, explicou o secretário.





ENCONTRO
  

1ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial reúne 11 cidades
 


Representantes de Jundiaí e outras 11 cidades (Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Francisco Morato, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista) participaram da 1ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, no último final de semana.
O evento foi promovido pela Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Jundiaí (Ceppir), aconteceu no Complexo Argos. Os participantes trabalharam sobre o tema “Democracia e Desenvolvimento Afirmativo e Sem Racismo na Região”.
O coordenador especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Wanderlei Victorino, deu as boas vindas aos conferencistas e disse que “não é pouca coisa o que se tem conseguido pela igualdade racial". "A conferência significa diálogo. É importante trazer demandas e aprovar propostas, por isso estamos aqui”. Ele também ressaltou a importância da participação dos representantes das cidades da região.

O evento contou também com a presença do presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Marco Antonio Zito Alvarenga, que pediu a participação efetiva da população. “É preciso fazer obras, mas também é preciso pensar no povo. É preciso oportunidade para todos. Nossa terra foi colonizada por europeus, mas tem que ter sensibilidade com os negros que também construíram o país. Nós temos talentos, disse ele, por isso temos que ser reconhecidos”.

Astronauta palestra em Jundiaí

Muitos puderam conhecer o astronauta brasileiro que foi ao espaço pela NASA

O astronauta brasileiro Marcos Pontes esteve em Jundiaí no último sábado, 27, no encerramento do 41º Encontro Regional de Ensino de Astronomia-EREA, que teve quatro dias de duração e foi coordenado pelo professor e vereador Rafael Purgato. O público lotou as dependências do auditório da ETEVAV Jundiaí (Escola Técnica Estadual Vasco Venchiarutti) para ouvir as histórias de Pontes, que no ano de 2006 esteve na Estação Espacial. 
Filho de família simples de Bauru, o astronauta brasileiro começou a carreira buscando a realização do sonho de ser piloto. Foi para a Academia da Força Aérea em Pirassununga, mas tinha que trabalhar para ajudar a família. Formou-se em 1984 como piloto de caça e, em seguida, fez o mestrado no Brasil.
Em junho de 1998 tornou-se capitão da Força Aérea Brasileira. E ficou sabendo das inscrições para o cargo de astronauta pela Agência Espacial Brasileira. Inscreveu-se e três semanas mais tarde fora convocado. Ficou 2 anos em curso até receber o brevê (autorização) de astronauta.
No dia 29 de março de 2006, houve o lançamento rumo à Estação Espacial. Segundo Marcos, de todo período que passou na preparação para a viagem espacial, o mais marcante foi o dia anterior ao lançamento, pois após o treinamento intenso de 5 meses, ele teve apenas 30 minutos para se despedir da esposa e dos dois filhos.
Quando fez a missão espacial, Marcos tinha 43 anos e conta que ir ao espaço deixa sequelas na saúde. “Ir ao espaço é muito bom, é ver coisas maravilhosas e adquirir grande experiência, mas o corpo sofre. A mente, entretanto, se abre bastante, há uma grande mudança na vida da gente”. Segundo Marcos, o astronauta recebe grande dose de radiação que provoca vitiligo e descontrole hormonal que exige tratamento médico constante.
Marcos Pontes mora com a família em Houston, nos Estados Unidos, mas viaja constantemente ao Brasil onde tem a Fundação Astronauta Marcos Pontes e é também embaixador da ONU para desenvolvimento industrial no Brasil. Seu trabalho é dirigido principalmente às crianças e ao ensino que se dá a elas. Como embaixador da ONU, Marcos trabalha num projeto que foi aprovado para a instalação do Eco Estado, que deverá acontecer em Roraima. E por fim, Marcos trabalha e se prepara para ir ao espaço novamente numa possível missão em 2016. Para mais informações, o site dele é o www.marcospontes.com.br

REDE MUNICIPAL DE ENSINO

 Servidores passam por capacitação

 João Pachelli

No início do mês, 170 servidores, entre merendeiras e ajudantes que atuam nas escolas municipais, participaram de uma palestra motivacional. Estiveram presentes neste encontro o prefeito Juvenal Rossi e o secretário de Educação Professor Rodolfo.
O secretário abriu o evento falando sobre a merenda escolar que é servida com qualidade e que todos os alunos podem comer a vontade, mas ressaltou a importância de criar um controle, que se bem trabalhada pode gerar uma economia de até R$ 2 mi. “A minha ideia foi oferecer uma capacitação dinâmica para que esses servidores tivessem contato comigo e com o prefeito e também para poderem trocar experiências”, comentou o secretário.
O prefeito Juvenal Rossi falou sobre os trabalhos que vem sendo realizado no município e enalteceu o trabalho dos servidores dizendo que todos têm papel fundamental para que a cidade seja administrada de uma maneira diferente. “Há oito anos esses profissionais não passavam por capacitação e nunca tiveram recesso no meio do ano, essas pessoas têm que ser valorizadas enquanto profissionais”, ressaltou.
A capacitação tinha como tema central “Valorização da vida e da profissão”. O palestrante professor Evaldo Fernandes, dentre vários assuntos abordados, falou sobre a importância da profissão e do papel que cada um deveria desempenhar no seu setor de trabalho.
Campo Limpo
A Secretaria de Educação de Campo Limpo também promoveu, no último dia 18, na escola municipal Dr. Francisco Monlevade, o curso de capacitação e de inter-relacionamentos das merendeiras.
Cerca de sessenta profissionais aproveitaram o curso que teve como meta qualificar ainda mais as merendeiras e conscientizá-las sobre diversos assuntos como: higiene pessoal, estoque, evitar possíveis contaminações, lavagem dos vegetais e frutas, como se portar, entre outros.
O curso foi dividido em dois períodos, manhã, que recebeu metade do efetivo e a tarde a outra metade que teve a presença do chefe de cozinha e professor da Universidade do Vale do Paraíba, a UNIVAP, Luiz Conceição e a professora da faculdade de Hotelaria e Gastronomia, (HOTEC) a nutricionista, Valéria Valle que deu todo apoio na parte de psicologia da palestra, além dos nutricionistas da Secretaria de Educação, Gabriela Costa e Leonardo Pioli que assinou a certificação das participantes.

A Diretora Marlene Lorencini e o Secretário de Educação Marcos Roberto Martins acompanharam as palestras assim como o Secretário de Governo Rodrigo Magalhães que ressaltou sobre o custo zero para a realização do curso, uma ajuda dos fornecedores de alimentos e parceiros da prefeitura. 
Inauguração da sede

PSB passa a ter sede própria

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Várzea Paulista fez a inauguração da sua nova sede na noite desta segunda-feira, 29, com a participação de filiados e convidados das cidades de Jundiaí, Itupeva, Campo Limpo, Atibaia dentre outras. A nova sede está localizada na Rua São José, 162, nas dependências do Boulevarde Vila Inglesa. De acordo com o presidente da legenda, Marcos Antônio das Costa Santos, esta é a primeira vez que o partido passa a ter sede própria. “Atualmente contamos com cerca de 430 filiados, mas vamos fazer um recadastramento para que possamos ter um exato e preciso números de filiados”, comenta Santos.
Estiveram presentes na inauguração da nova sede o prefeito de Jarinu Vicente Zacam, o deputado estadual do PSB Marcos Neves e o membro da executiva estadual do partido Dalmo Viana, além do deputado estadual do PV Beto Trícoli.
Para o secretário de comunicação e membro da JSB (Juventude Socialista Brasileira), esse é um passo importante para fortalecer ainda mais o partido na cidade. "Precisamos que os jovens participem mais politicamente de assuntos dentro da cidade e do estado, temos que criar mecanismos de mobilizar essa massa", comentou. 

 
Eduardo Xavier na nova sede do PSB
Cuidadores de Idosos

Faculdade de Medicina de Jundiaí inicia turmas dia 8


Felizmente, muitas das nossas famílias estão tendo o privilégio de conviver por mais tempo com seus velhinhos. Um privilégio que exige preparação por parte de toda sociedade. Buscar uma qualificação para atuar nesta área é de fundamental importância. Os conhecimentos poderão ser aplicados tanto com os membros da própria família ou até mesmo como profissão. Afinal, já se reconhece Cuidador de Idoso com uma das profissões do futuro.
Disposta a compartilhar seu know-how nesta área, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) está com inscrições abertas para duas turmas às quintas-feiras, uma pela manhã, das 8h30 às 11h30 e outra à noite, das 19h às 21h30. As aulas vão ser iniciadas no próximo dia 8 de agosto. O investimento total é de R$ 400,00 divididos em quatro parcelas. A primeira parcela é paga no ato da inscrição.
Com certificado emitido pela própria FMJ, ao longo dos quatro meses (agosto a novembro), o curso vai abordar temas como: principais patologias e fatores de risco que acometem os idosos (osteoporose, diabetes, hipertensão arterial etc); prevenção de quedas e identificação de situações emergenciais; demências e alterações comportamentais; alimentação e nutrição; atividade física e lazer do idoso, entre outros.

Uma oportunidade valiosa para quem quer ampliar os horizontes profissionais e estar melhor qualificado para cuidar dos seus idosos. O certificado é emitido pela própria FMJ o que confere um diferencial de mercado. Interessados devem entrar em contato pelos números: 9-4142-1995, com Flávia ou 9-9691-9498 com Juliana, a operadora dos dois contatos é Vivo. 
Educação

Até o inicio de 2014 Campo Limpo ganhará novas creches

Prefeitura de Campo entregará mais duas creches

Da assessoria

Duas novas creches serão que serão construídas nos bairros Jardim Monte Alegre e Parque Loja da China. Assim com mais estas duas unidades, serão três instituições de ensino que o prefeito Zé Roberto entregará em pouco mais de um ano de mandato e vão atender ao todo mais de 250 crianças.
Campo limpo possui hoje nove creches e cinco escolas de ensino infantil, além de outras instituições que abrigam estudantes de faixas etárias superiores no mesmo prédio. Ao todo, a cidade possuiu mais de 5,2 mil crianças divididas entre escolas públicas e particulares nessa faixa de idade.
A ideia do Secretário de Educação Marcos Martins e a Diretora Marlene Lorencini, é justamente aumentar o número de instituições nos bairros, ajudando a expandir o número de vagas, e principalmente aproximar as famílias das creches e escolas, diminuindo a locomoção.

Investimento

Serão mais de dois milhões de reais nas duas creches. O investimento esta sendo dividido entre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), com uma participação a mais da prefeitura na construção. As creches Jardim Monte Alegre, que vai abrigar um novo berçário, e no Parque Loja da China, terão a mesma área construída, mas com custeio diferente, devido a segunda ser construída em um local com mais necessidade de mão de obra.




1ª Copa Várzea Paulista de futsal


Acontece no ginásio da Vila Popular a Copa de futsal de Várzea Paulista que reúne 16 equipes e os jogos são realizados nos finais de semana.
O torneio que começou em junho já está na fase final, as equipe são: Juventus, Real Betis, Super Jet, Berti, Igaratá, Tubarões da Vila, Selecionados, Olaria, Continental, Unidos do Morro, Los Hermanos, Comedores, Soca Bota, Unidos Deca, Haiti e Telex.
O diretor de esporte Valdecir Costa diz que o evento está muito bom. “Agradeço a todas as equipes pela disciplina que tiveram em todo o decorrer do torneio”, comentou.

Resultados (27/07)

Super Jet 4 x 4 Igarata  (vitória do igaratá nos pênaltis)
Tubarão 5 x 1 Real Betis 
U. Morro 7 x 5 Continental 

Telex 6 x 2 Haiti  

Saúde animal

Várzea Paulista realiza Campanha de Vacinação contra Raiva

Meta é vacinar mais de 20 mil cães e gatos no município


Da assessoria
  
O setor de Vigilância e Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Várzea Paulista realiza aos finais de semana de Agosto e Setembro a vacinação contra raiva em cães e gatos. A expectativa é que sejam imunizados mais de 20 mil animais durante a campanha.  
A vacinação será realizada nas UBSs e em postos volantes nos bairros, das 8 às 16 horas. Podem tomar a vacina cães e gatos a partir dos três meses de idade. Não é recomendado que fêmeas prenhas sejam vacinadas, pelo estresse gerado ao animal.
Para facilitar a imunização é importante que os cães sejam contidos com coleiras e guias, e os mais agressivos e maiores, com focinheiras. Já os gatos devem ser levados em caixas para transporte ou enrolado em cobertores, para evitar que fujam ou arranhem. É importante levar a carteira de vacinação do animal.
De acordo com Nanci Martinuzzo, médica veterinária e coordenadora técnica do setor de Vigilância e Controle de Zoonoses, a raiva é uma doença letal. “Não temos indício comprovado de cura”, explica. A veterinária relata que é importante não perder a data da vacinação, já que quanto mais animais forem vacinados no mesmo dia, maior é a proteção. “Cuidar da saúde e bem estar do animal, faz parte da posse responsável”, afirma. 

Programação
10 agosto, das 8h30 às 16h, Pontos para Campanha de Vacinação Contra Raiva Animal, na Região Norte.

UBS JARDIM AMÉRICA III:

1- Avenida Tanabi esquina com Rua Itaquera
2- Avenida Tapira esquina com Rua Sambaíba
3- Rua Nipoã esquina com Rua Jaboti
4- Rua Irerê esquina com Rua Cajobi
5- Rua Catanduva esquina com Rua Tapuia (Próximo a Escola Marcos Alexandre Sodré)
6- Rua Ibiúna esquina com Rua Paissandu 
7- Rua Guará esquina com Rua Taquari
8- Rua Itaquera esquina com Rua Amambaí
9- Rua Macajuba esquina com Rua Iguatemi
10- UBS Jd América III


UBS CIDADE NOVA II:
1- Primeira viela da Rua Ubatuba
2- Rua Araxá esquina com Rua Mogi das Cruzes
3- Rua Manduri esquina com Rua Guaporé
4-Rua Manduri esquina com Rua Guaíba
5- Avenida Paraibuna em frente ao Mercado Sempre Mais
6- Rua Bertioga esquina com Rua Cizídio Soares dos Santos
7- Rua Ricardo Aizza esquina com Rua Itirapina
8- Rua das Gaivotas
9- Primeira viela da Rua dos Curiós
10- Rua Pavão esquina com Rua Sabiá
11- UBS Cidade Nova II
12- Praça Rua Ricardo Aizza com rua das Garças

UBS VILA REAL

1- USF Vila Real
2- Escola Armando Dias
3-Rua das Flores esquina com Rua Vera Cruz
4- Rua Tupi Paulista esquina com Av Pacaembu
5- Rua Sumaré esquina com Rua Borda da Mata
6- Rua Capivari com Rua Bela Vista
7- Rua Ilha Bela esquina com Rua Nestor Alves
8- Rua Ilha Bela com Travessa Felicidade
9- Rua Ilha Bela altura do nº 1005
10- Rua Borda da Mata altura do nº 14
11- Rua Vera Cruz altura do nº 430
12- Rua Vergueiro esquina com Rua São José do Rio Pardo
13- Rua Colatina esquina com Rua Antinópolis
14- Rua Terra Roxa esquina com Rua Sananduva
15- Final da Rua Porto Velho
16- Rua Pinheiros esquina com Travessa Felicidade
17- Rua Ilha Bela altura do nº 1280
18- Rua Alto da Boa Vista esquina com Rua Goiânia
19- Rua Capivari esquina Rua Ilha Bela
20- Rua Caembu esquina com Rua Marília
21- Av Pacaembu esquina com Av Walter Gosner
22- Av Pacaembu Altura do nº 2121


Campanha contra raiva começa 12 de agosto
Por Imprensa | Publicado em 23 de julho de 2013 às 18:43
O CCZ (Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses), da Secretaria de Saúde, abre no dia 12 de agosto a nova edição da Campanha de Vacinação Contra Raiva Animal. O trabalho, que segue até o dia 1º de setembro, vai contar com 52 postos itinerantes e outros 87 fixos ao longo da execução em toda Jundiaí.
“O público alvo é formado por cães e gatos com mais de 3 meses de idade e envolve todos os animais, machos e fêmeas (inclusive prenhes, amamentando ou no cio) assim como os animais idosos ou em tratamento, desde que o médico veterinário que os acompanhe autorize a vacina”, afirmou Carlos Ozahata, gerente do CCZ.
Neste ano, a vacinação em domicílio na área urbana vai acontecer apenas para proprietários que possuam mais de 10 animais no mesmo imóvel. Nesse caso, devem realizar seu cadastro previamente na rua Prudente de Moraes, 744, Centro.

Para a vacinação, os animais devem ser levados aos postos por adultos, portando coleira e guia e, no caso dos gatos, contidos em caixas de transporte ou fronhas e sacos de estopa.
Política

População de Campo Limpo Paulista tem atendimento direto com o prefeito

População campolimpense agora pode falar diretamente como prefeito mediante agendamento

João Pachelli

Problemas e possíveis soluções podem ser levadas diretamente ao prefeito Zé Roberto que, por meio dessa ação visa agilizar as demandas.
Duas quartas-feiras por mês os munícipes poderão ser atendidos mediante agendamento prévio.
Com essa atitude, o chefe do executivo tem como principal objetivo se aproximar da população e das SABs (Sociedade Amigos dos Bairros), dos empresários, comerciantes e outros interessados que queiram solucionar problemas ou levar sugestões para a melhoria do local onde vivem ou trabalham junto à Prefeitura de Campo Limpo Paulista.
De acordo com Zé Roberto, o atendimento direto tem sua importância PIS há a agilização das ações e os resultados são mais efetivos e cada encontro pode ser considerado de grande relevância, não só para quem está sendo atendido, mas para toda a população. “Gostaria de ter mais tempo para atender mais pessoas. Infelizmente, nossa agenda de trabalho não nos permite realizar os atendimentos com mais freqüência”, comentou.
Dia 7 de agosto o Chefe do executivo realiza o próximo encontro, de acordo com o agendamento realizado previamente.



Estrada da Boiada será asfaltada

Obras na região

Estrada da Boiada será asfaltada

Várzea Paulista e Jundiaí juntas pela obra  

Da assessoria


O prefeito Juvenal Rossi se reuniu na quarta-feira, 31, com o secretário de Obras de Jundiaí Junior Aprillanti e representantes da DAE e Sabesp para discutir melhorias para o Núcleo Balsam e estrada da Boiada.
De acordo com Juvenal Rossi, as duas cidades estão muito alinhadas. “Estamos trabalhando juntos para resolver problemas em comum”, diz. Sobre o asfaltamento da estrada da Boiada, o prefeito está satisfeito com a parceria. “Agradeço este apoio. A obra é dentro de Jundiaí, mas vai beneficiar muito nossa cidade”, afirma Rossi.
O secretário de Obras de Jundiaí Junior Aprillanti, destaca que a obra é um antigo pedido da população. E que até o final do ano deve ser entregue. “Vamos investir mais de R$ 1,3 milhão. Esta é uma importante via de ligação entre as duas cidades, que vai beneficiar muitas pessoas”, conclui. 


PROGRAMA CRECHE-ESCOLA

Cinco cidades dos AUJ assinam convênio

O governador Geraldo Alckmin assinou na segunda-feira, 29, no Palácio dos Bandeirantes a celebração de convênios com 315 prefeituras do interior de São Paulo para a construção de 439 unidades do Programa Creche Escola. O objetivo do programa é ampliar o atendimento, principalmente, em localidades com maior vulnerabilidade social.
Assim cinco cidades que fazem parte do Aglomerado Urbano de Jundiaí foram contempladas com oito creches. Nesse pacote Jundiaí, Itupeva e Várzea Paulista receberão duas creches cada uma; Jarinu e Louveira terão direito a uma unidade.
Com o convênio, o Estado firma parceria com as prefeituras, que ficam responsáveis pela apresentação do terreno, licitação e condução das obras, monitoradas e acompanhadas pela Secretaria da Educação. "Nós resolvemos ajudar as prefeituras para poder oferecer mais vaga de creches e universalizar o atendimento. Só no dia de hoje são 57 mil crianças que vão poder ter atendimento nas creches ou na pré-escola", destacou Alckmin.
Várzea Paulista obteve verba para a construção de uma creche que beneficiará aproximadamente 150 crianças. O local para a construção está sendo avaliado, segundo o vice-prefeito Rodolfo Braga.
“Essas obras vão ajudar muito para atender toda a demanda”, comentou.
Em Jundiaí esta é a segunda unidade conquistada em quatro meses por meio do programa e a previsão é que ela possa atender mais de 150 crianças. Áreas como da Vila Hortolândia, Cecap, Vila Nambi, Guanabara e Retiro são áreas que apresentam demanda para a instalação.  
Adesão
O Creche Escola já conta com a adesão de 639 prefeituras, que estão providenciando os terrenos e os documentos necessários para aderir ao programa. Já foram firmados 231 convênios para uma ou mais creches e investidos R$ 358 milhões desde o início do programa. Com o anúncio da ampliação, o investimento total da Secretaria da Educação do Estado é de R$ 928 milhões e a meta é chegar a R$ 1 bilhão até 2014.



quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Futebol

Galo de Jundiaí tenta manter-se na Copa Paulista

Com uma campanha mediana o Paulista de Jundiaí tenta se levantar na competição

João Pachelli

O Paulista Futebol Clube soma até o momento três derrotas e dois empates no campeonato. O grupo 3, no qual está a equipe jundiaiense é muito forte e tem equipes experientes como: São Bento, Rio Branco, Ituano, União Barbarense, além das revelações GE Osasco e Red Bull Brasil.
A Copa Paulista está na sua quinta rodada e ainda está muito truncada, e o time de Jundiaí está numa fase ruim, mas ainda tem tempo para se recuperar e garantir vaga à próxima fase.
“Contra o Ituano e o Red Bull conseguimos pressionar mais o adversário e só faltou o gol. Contra o Osasco criamos bem também e perdemos algumas chances, mas falhamos em alguns pontos que não pode mais acontecer.”
O meia Fábio Gomes concorda, e ressalta a conversa como melhor remédio para conquistar a primeira vitória.
“Falhamos em alguns posicionamentos e temos que resolver isso na conversa agora. Já são quatro jogos, creio que com a primeira vitória teremos mais tranquilidade, mas não podemos mais perder pontos.”
Apesar da má fase da equipe, o treinador está confiante em um bom
resultado na próxima partida e ressalta a importância de conquistar pontos fora de casa, para não se distanciar do grupo de classificação.
– Temos que trabalhar o melhor possível para nas próximas partidas já buscar os pontos fora de casa – disse o treinador.

O início da campanha do Galo é semelhante àquela vivida em 2011 quando então havia conquistado o tri-campeonato na Copa Paulista.
Para o Gerente de Futebol do clube Marcos Bonequini, o elenco atual tem vários aspectos parecidos com o de dois anos atrás.
“O perfil da nossa equipe é muito parecida com a de 2011. São atletas jovens e poucos mais experientes, que vieram da categoria de base e tem muito o que demonstrar na equipe profissional. Algumas pessoas consideravam aquela equipe como fraca, e ela acabou surpreendendo e sendo elogiada por todos no final.”

 A equipe sofreu outra derrota na competição, desta vez para o União barbarense em Santa Barbara D’oeste por 4 a 1 e está numa situação delicada no grupo.
Política

Ex-prefeito de Várzea Paulista é multado pelo TCE

Eduardo Tadeu Pereira teria fraudado licitações.
Ele terá que pagar quase R$ 10 mil, em multa
João pachelli

O ex-prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira, foi multado pelo TCE..
Ele terá que pagar uma multa por irregularidade em uma concorrência de licitação de obras.
De acordo com o TCE, o então prefeito contratou uma empresa para fazer drenagem no córrego Bertioga que não era a de menor preço da concorrência. O que causou um prejuízo de quase R$ 700 mil aos cofres públicos, segundo o TCE,  por isso, o ex-prefeito terá que pagar uma multa de quase R$ 10 mil em até 30 dias.

Por meio de nota, a assessoria jurídica do ex-prefeito Eduardo Tadeu Pereira informou que ele irá recorrer da decisão. A nota explica ainda que na obra em questão foram usados recursos do PAC 2 do governo federal e que a licitação e o contrato teriam sido aprovados pela Corregedoria Geral da União, Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.

GM de Várzea Paulista recebe treinamento de arco e flecha

João Pachelli

Toda quarta-feira o efetivo da Guarda Municipal de Várzea Paulista passa por capacitação com arco e flecha.
O equipamento é profissional sendo um deles, o arco recurvo utilizado nas Olimpíadas.
Quem ministra o treinamento é o guarda municipal Barcaro.
“Encontramos no arco e flecha um modo de aprimorar visão periférica dos guardas para torná-la mais aguçada”, comentou.

Esse novo método surgiu também a partir da preocupação com a postura, a coordenação motora e para minimizar o stress da rotina de trabalho, além disso, para melhorar a respiração e serve como uma terapia.
Os equipamentos utilizados pela corporação foram emprestados por uma empresa cujo nome não foi divulgado.
Na próxima quarta-feira (24), às 9h, acontece a final do torneio de arco e flecha no clube de campo da Cica, em Várzea Paulista.
Barcaro informou ainda que está em fase de estudo um projeto que irá atender a população. “Em primeiro momento seria aberto às crianças e conforme for seria aberto a toda a comunidade”, informou.


Atleta de Várzea Paulista é campeã Paulista de Karatê

João pachelli 

Ana Carolina Azevedo de 7 anos começou cedo, aos 4 anos de idade no esporte, influenciada pelos irmãos Caio e Guilherme que também colecionam medalhas no karatê. Para a  mãe Lisandra Cristina Teixeira, os filhos são um orgulho, “aposto todas as fichas nos três, mas a Ana está indo muito além do que eu esperava.”
A atleta representou Várzea no Campeonato Paulista disputado em Piracicaba e sagrou-se campeã na etapa classificatória e ficou em terceiro lugar nas finais.
Ana Carolina disputou com as melhores atletas do estado, e com essa colocação disputará o Campeonato Brasileiro defendendo o Estado de São Paulo em Joinvile, Santa Catarina. O campeonato será realizado do dia 11 a 14 de julho. Nessa ocasião a atleta varzina disputará contra cinco atletas de estados diferentes.
Se a carateca ficar entre as três melhores no Brasileiro, irá para a fase final em Fortaleza, e se também se classificar entre as três garante vaga para o Panamericano na Colômbia.



Treinos e viagem

Ana Carolina é atleta oriunda do projeto de karatê do município, onde a professora Cristina Figueiredo passa instruções sobre a arte marcial gratuitamente na escola Erich Becker, no Cidade Nova II.
O irmão de Ana Carolina, Caio Vinícius Azevedo disputou também o Brasileiro em Joinvile ficando em quarto lugar. A mãe dos atletas informou que  prefeitura custeou a viagem dela, da atleta e da técnica e com essa classificação espera que o governo de Várzea Paulista possa novamente contribuir com o deslocamento da atleta.

 A professora Cristina Figueiredo comentou a importância do projeto de karatê. “Começamos o projeto com caráter social e hoje contamos com 110 atletas e hoje temos a possibilidade de disputar campeonatos importantes, e com o apoio da prefeitura muitos outros atletas poderão defender a cidade no karatê”, comentou.
Atletismo

Várzea Paulista tem uma atleta de ouro

A atleta Vilma da silva deixou sua marca na  57ª edição dos Jogos Regionais conquistando três medalhas de ouro

João Pachelli

De origem humilde a atleta baiana Vilma da Silva deixou Vitória da Conquista e veio para São Paulo em busca de um sonho, vencer no atletismo.
Depois de começar a trilhar seus primeiros passos em solo paulista, Vilma escolheu Várzea Paulista para morar e dar continuidade ao esporte que tanto ama.
“Comecei na Bahia correndo no colégio em projetos de atletismo, me apaixonei pelo esporte. Logo comecei a treinar correndo em estradas, depois fui participar de corridas de rua”, contou.
Ouro nos Regionais 2013
A vinda para São Paulo foi por vontade de se destacar ainda mais e por achar que aqui poderia haver mais oportunidades. Vilma logo começou a se destacar nas competições em que participava e foi convidada a correr em Cingapura, onde foi patrocinada. Participou de uma maratona de revezamento ficando em 10ª na classificação geral e em 1° lugar entre as brasileiras, realizando então um de seus sonhos que era disputar uma corrida internacional.

Regionais 2013

Esse é o primeiro ano que Vilma disputa os Jogos Regionais correndo por Várzea Paulista e estreou muito bem, sendo medalha de ouro em três provas- 1.500m, 5000m e 10.000m rasos- mas já participou de outras seis competições, com ótimas colocações. Em Bragança Paulista (1° lugar), em Itupeva, Nova Odessa e Caieiras (2° lugar) e em Atibaia (5° lugar na classificação geral).
“Pretendo continuar representando  a cidade de Várzea Paulista e agradeço ao prefeito  Juvenal Rossi, ao secretário-adjunto Nenê Nivoloni por terem me apoiado e me incentivado”, enfatizou.
Rotina
A atleta levanta bem cedo, às 5 da manhã, e faz um treino leve por 1 hora. Em seguida se prepara para ir trabalhar em um restaurante onde é ajudante de cozinha. Por vezes, após um dia todo de trabalho ainda reserva um tempo para dar suas corridas noturnas. De terça e quinta a atleta faz um treino mais puxado que é o treino de explosão.

Admiração e sonhos

Questionada sobre quem admira no atletismo, Vilma, sorridente, afirma que se espelhou na trajetória de Bem Keller, corredor etíope que fez história no esporte e sua própria história de vida é muito emocionante.
“É admirável o que esse atleta já fez, o pai dele não acreditava que ele poderia vencer no esporte, ele saía escondido para treinar e acabou se tornando um grande atleta, hoje em dia gosto muito do Bolt”, comentou. 
 Em seu currículo Vilma tem a corrida de São Silvestre e a Maratona de São Paulo mas pretende ainda correr internacionalmente em uma competição de grande destaque. Uma das provas que ela pretende se inscrever brevemente é o Circuito Caixa que é de grande representatividade por ser a nível nacional e proporcionar a possibilidade dos melhores colocados serem patrocinados.


ANUNCIE CONOSCO

OPTANDO POR PUBLICAR SEU ANÚNCIO COM A GENTE VOCÊ ANUNCIA 3 vezes por dia:

POR APENAS R$ 60,00 POR MÊS SEU PRODUTO OU SERVIÇO SERÁ VEICULADO NO BLOG, NO FACEBOOK, INSTAGRAN E TWITTER.


ANUNCIE SUA MARCA, SERVIÇO OU PRODUTO AQUI NO BLOG E CONQUISTE MAIS CLIENTES.

PACOTE: SUA MARCA SERÁ PUBLICADA EM NOSSO BLOG E REDES SOCIAIS O ANO TODO POR APENAS 3 PARCELAS DE 30,00

OU ENTRE EM CONTATO E FAÇA UM ORÇAMENTO, FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E-MAIL rtpcomunicacao@gmail.com / Celular: 11 98476-9422 (WhatsApp)

ANUNCIE TAMBÉM EM NOSSA PÁGINA DE NOTÍCIAS NO FACEBOOK:
Powered By Blogger