sábado, 9 de agosto de 2014

10ª Orquivárzea se fortalece como evento feito para a família

10ª Orquivárzea se fortalece como evento feito para a família

Evento já conta com mais de três mil flores, de expositores de 25 cidades do Brasil

Da assessoria

De 29 a 31 de agosto, acontece a 10ª edição da Orquivárzea – A Festa da Orquídea de Várzea Paulista. Já estão confirmadas a apresentação de mais de 3 mil flores, de expositores de 25 cidades do Brasil. “A Orquivárzea é uma festa tradicional e se fortaleceu como festa da família”, afirma o secretario de Desenvolvimento Econômico Ernaldo Artur.

A Festa da Orquídea de Várzea Paulista será realizada em uma área com 23 mil mt² e vai contar com uma área de exposição de 600 mt².
O evento continua com o já tradicional Expresso Orquidário, que leva o público para conhecer o Orquidário Biorchids, os standes de vendas de orquídeas e as oficinas de cultivo da flor.
A Festa também vai contar com um par

que de diversões, praça de artesanato e uma praça de alimentação, com 16 barracas de alimentação, divididas em uma área de 3 mil mt². Além do Espaço Criança, onde será oferecida pintura de rosto e atividades interativas e estacionamento com mais de 6 mil mt².

Doação ao Fundo Social de Solidariedade
A entrada da festa continua franca, mas a população poderá colaborar com o Fundo Social de Solidariedade, doando 1 quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão doados para instituições da cidade, como Apae, Casa Transitória e SOS. “A Prefeitura está preocupada em ajudar as pessoas mais carentes do nosso município e esta é uma ótima oportunidade”, informa o secretário.

Shows

A 10ª Orquivárzea continua com shows que agradam a diversos gêneros musicais, valorizando os artistas da região. “Queremos que a população conheça o quanto nossa região é repleta de artistas de qualidade”, ressalta Ernado.
A Festa da Orquídea de Várzea Paulista será realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), localizado entre a Rua João Póvoa e a Avenida Ipiranga – Jardim do Lar, Várzea Paulista.

Programação de shows:

29/08, às 20 horas: Joyce e Fabiano;
Samprazer.

30/08, às 20 horas: Santa Fé e Cristiano;
Jean Paulo e Michell.

31/08, às 19 horas: Caravana Anael Lopes Show;
Jeito Moleque.

Viagem literária volta a Várzea Paulista

Viagem literária volta a Várzea Paulista

Dia 12 de agosto, a atriz Ana Luisa Lacombe apresenta os contos ‘Povos Brasileiros’

Da assessoria

No dia 12 de agosto, a Biblioteca Municipal de Várzea Paulista recebe o projeto “Viagem Literária”, em duas sessões, às 9 e 14 horas. O programa da Secretaria Estadual de Cultura, aberto ao público, leva escritores e contadores de histórias para as bibliotecas públicas do interior. O objetivo é estimular a leitura. 
 
 Neste ano, Várzea Paulista recebe a atriz Ana Luisa Lacombe, que vai apresentar ‘Povos Brasileiros’. Trata-se de uma narração sobre contos de cada cultura que formam a base do país: índios brasileiros, africanos e portugueses. As histórias serão permeadas por canções ao violão e outros instrumentos. Todos os contos são populares. 
 
A Biblioteca Municipal ‘Biblioteca Zulmar Zuleika Turcato Maraccini’ fica no Espaço Cidadania, localizado na Avenida Ipiranga, 151 – Centro.
 
Ana Luisa Lacombe
 
Atriz pesquisa o trabalho de narração de histórias associando-o ao teatro. Já ganhou o prêmio APCA (quatro vezes) e o Femsa de Teatro Infantil e Jovem. Lançou o CD “Canções do faz e conta” e os livros “A árvore de Tamoromu”, “Histórias na AACD” e ”Teia de experiências”. Mais informações no site www.fazdeconta.art.br. 

Viaduto da Ponte Seca enfim pode sair do papel

Viaduto da Ponte Seca enfim pode sair do papel

A prefeitura de Várzea Paulista abriu licitação para empresas concorrerem à construção do viaduto

João Pachelli

Nesta quinta-feira, (7), o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi (PV), assinou a publicação da licitação para empresas interessadas em construir o viaduto do bairro Ponte Seca, este que será o segundo da cidade.

Prefeito Juvenal Rossi (à esquerda) e Sec. de Gestão Marco Bueno
Após a divulgação do edital na Imprensa Oficial do município, as empresas poderão pleitear a vaga como construtora no prazo de 30 dias corridos. Mesmo prazo que terá, após vencer a licitação, para começar os trabalhos, e segundo o secretário de Gestão Pública, Marco Bueno, já na segunda quinzena de novembro as obras já deverão ter início.


Questionado sobre a importância da construção do viaduto, Juvenal Rossi destacou que é um grade avanço no trânsito da cidade e da região. “É uma importante obra que trará maior mobilidade Urbana, beneficiando toda a região”.


 
Viaduto da Ponte Seca 
 
Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, o projeto prevê a construção de uma passagem superior à linha férrea, para fazer a ligação entre o Bairro Ponte Seca e a Av. Duque de Caxias, próximo ao Jardim Promeca. A ligação será uma alternativa para acessar bairros das Zonas Norte e Leste do município.
Projeto do novo viaduto
 
O custo total da obra será de R$ 3.519 milhões – recursos do Governo Estadual – dos quais R$ 1.019 milhões custeados pela Prefeitura de Várzea Paulista.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Polícia Federal americana visita Canil da GM

Polícia Federal americana visita Canil da GM

O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí recebeu em sua sede, na tarde desta quinta-feira (7), representantes da Unidade de Canil da Polícia Federal dos Estados Unidos

Da assessoria

Wade Morrel e Chris Rice vieram ao Brasil para participar de um seminário, no interior paulista, sobre cães para trabalhos táticos e aproveitaram para visitar o Canil da GM de Jundiaí, que é referência no País em trabalhos táticos policiais, apoiando constantemente as Polícias Civil e Militar em localização de drogas e armamentos.
O inspetor Alceu, responsável pelo Canil, e o GM Rodrigo recepcionaram os visitantes. Eles mostraram toda a estrutura do Canil e fizeram uma apresentação com alguns cães para os americanos.


Morrel é um dos mais requisitados dos Estados Unidos quando o assunto é formação de mordida para cães, formando inclusive grandes figurantes para trabalhos táticos policiais e militares. Já Chris Rice atua no Departamento de Polícia Federal de Unidade Canil dos Estados Unidos.
De acordo com Morrel, nos Estados Unidos o trabalho com os cães é feito principalmente na fronteira do país com o México. “Fazemos o trabalho em toda a fronteira, cada cidade americana tem um Canil e isso facilita nosso trabalho”, explicou. Ele disse ainda que nos Estados Unidos cada policial adota um cão, levando-o para casa como se fosse dele e que o governo federal americano disponibiliza recursos para os policiais cuidarem dos cães.
Morrel e Rice parabenizaram a estrutura do Canil da GM. “Jundiaí tem uma excelente estrutura, os cães são bem tratados e com vitalidade, o lugar é bem limpo, tudo está impecável”, afirmaram. Após as visitas, os americanos participaram de um treinamento com os cães.
O subinspetor Godoi, os guardas Marçal, Brito, Martins, Pupo, Meneses, Adriana, Durval, Baudry, Sérgio Luis e Cristiano também acompanharam a visita ao Canil.

Após o treinamento, os visitantes visitaram a sede da Guarda Municipal e conheceram o Sistema de Monitoramento. O subcomandante Paulo Vicente Soares mostrou o funcionamento das câmeras e eles puderam compartilhar ideias sobre os trabalhos de ambos.

Arena Cross arrecada 7 toneladas de alimentos

Arena Cross arrecada 7 toneladas de alimentos

Da assessoria

A 16ª edição do Arena Cross, que será realizada neste sábado (9) em Jundiaí, foi responsável pela arrecadação de 7 toneladas de alimentos, que foram doadas para o Fundo Social de Solidariedade na manhã desta sexta-feira (8). O evento esportivo, montado na avenida Alexandre Ludke, próximo ao Paço Municipal, teve como valor de ingresso a doação de um quilo de alimento.

Secretário de Esportes, Cristiano Lopes
Durante a entrega, a presidente do Fundo Social, a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, disse que essa foi uma das maiores contribuições de alimentos obtidas nos últimos meses. “Temos o nosso atendimento que funciona durante o ano inteiro, socorrendo famílias de forma pontual e repassando às entidades assistenciais que nos procuram com frequência”, contou Margarete. Ela citou outro evento, o Futebol das Estrelas, realizado todos os anos e que também consegue mobilizar a população com esse mesmo propósito.
O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, também participou da entrega e disse que das cidades englobadas pelo circuito do Arena Cross, Jundiaí é a que mais arrecada alimentos. “Não é só a nós que o volume surpreende, mas de maneira geral. A solidariedade do povo jundiaiense é destaque fora da cidade”, disse.
A assessora de Marketing do Arena Cross, Isabela Ranzani, fez questão de conhecer as instalações do Fundo Social e elogiou a forma como as ações são desenvolvidas. “Já estive em muitos municípios e percebo que aqui em Jundiaí esse trabalho é muito bem estruturado”, destacou.

A prova
A etapa em Jundiaí do Arena Cross será neste sábado (9). Os treinos livres serão a partir das 14 horas. Em seguida, às 16h30, os competidores voltam à pista para participar dos treinos classificatórios. As corridas começam às 19h.

Blues e forró embalam a ‘Sexta no Centro’

Blues e forró embalam a ‘Sexta no Centro’


Da assessoria

Nesta sexta-feira (8) acontece mais uma edição do projeto “Sexta no Centro”, que reúne música, gastronomia e arte no Centro de Jundiaí. O evento será embalado pelas bandas Sol Lunar e Maurício Pedrosa Blues Quartet. A programação gratuita começa às 18h, na Praça Governador Pedro de Toledo, em frente ao Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, que ficará aberto para visitação.



As bandas prometem agradar a todos os públicos. Primeiros a subirem ao palco, os forrozeiros da Sol Lunar tocam desde sucessos de Luiz Gonzaga até canções do forró universitário, representado pelas músicas da banda Falamansa, além letras autorais, que também fazem parte do repertório. “Costumamos fazer shows em São Paulo, mas somos de Jundiaí. Com este espaço que estamos tendo, vamos divulgando nosso trabalho para o público jundiaiense, que muitas vezes não tem oportunidade de nos acompanhar em outras cidades. Nos apresentamos na Virada Cultural e conseguimos um retorno muito bom da plateia”, fala Deco, vocalista da banda.
Na sequência, se apresentam os músicos da banda Maurício Pedrosa Blues Quartet, com um repertório composto por clássicos do blues e rock, mas com uma leitura própria das canções. “Não fazemos um cover, sempre apresentamos um arranjo diferente para deixar nossa marca na música. Também apresentamos algumas canções autorais, escolhemos sempre um repertório bem animado”, comenta Yuri Apsy, vocalista e guitarrista da banda, que destaca a importância do evento. “É sempre importante que a cidade valorize seu artista, a população sempre sai ganhando com mais espaços de lazer e cultura”, finaliza.
Completam as atrações uma variada praça de alimentação e a feira de artesanato. Entre as opções gastronômicas estão barracas de comidas árabe, portuguesa, japonesa, italiana, doces, lanches, espetos, salgados, tapioca, crepes, milho verde, pães e biscoitos.
O programa “Jundiaí Feito à Mão” também marca presença no evento com a exposição de artesanato, que reúne trabalhos de patchwork, pintura em tecido, sabonetes artesanais, bijuterias, pintura em madeira e peças recicladas.

Promovida pelas secretarias de Cultura e de Agricultura, Abastecimento e Turismo, a iniciativa que faz parte do processo de revitalização da região central da cidade, por meio de eventos noturnos mensais, realizados na segunda sexta-feira de cada mês.

Recordista de arremesso de peso ganha patrocínio

Recordista de arremesso de peso ganha patrocínio

No último fim de semana, a atleta Kelly Peixoto, do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) da Prefeitura de Jundiaí, bateu o recorde brasileiro no arremesso de peso, classe F41, com a marca de 7.79m, na disputa do Circuito Caixa Loterias de Atletismo e Natação. Nesta quinta-feira (7), ela recebeu outra boa notícia. A Secretaria de Esportes e Lazer fechou um patrocínio para a atleta com a Esplanada Moveis.
Kelly recebeu a notícia em visita do secretário Cristiano Lopes e do diretor da Escola Superior de Educação Física (Esef), Pedro Rocha Lemos. “A Kelly é uma atleta que tem evoluído muito e conseguimos mais uma vez fazer uma parceria com a iniciativa privada para ajudá-la. A Esplanada Móveis já é nossa parceira com o tênis e agora vai nos ajudar novamente. Vamos buscar mais parcerias para fomentar nossas modalidades e ajudar nossos atletas”, disse o secretário Cristiano Lopes.
A atleta, que está no segundo semestre da Esef, comemorou a ajuda. “Graça aos Cristiano Lopes consegui este patrocínio. Agradeço muito aos dois, porque esse patrocínio já vem me ajudando muito”, disse Kelly.
Pedro Rocha Lemos elogiou a atleta. “A Kelly é mais uma atleta de destaque que estuda ou já estudou na Esef. Temos os exemplos da Rita Orsi e do Victor. A Kelly é muito comunicativa, tem carisma e é engajada nas políticas públicas de acessibilidade. A gente sabe da competência dela.”
Na disputa do Circuito Caixa Loterias de Atletismo e Natação, ela foi medalha de ouro na prova de arremesso de peso classe F41. “Estava muito ansiosa antes da prova, mas consegui ir bem melhor do que eu pensava. Estava bem treinada e consegui uma marca que nunca tinha alcançado”, disse Kelly, que almeja a tingir a marca de 11 metros, para quebrar o recorde mundial. “Meu sonho é disputar a Paralímpiada no Rio de Janeiro.”
Fábio Frattini Manzini
Foto: Paulo Grégio

Etapa em Jundiaí pode definir campeões do Arena Cross 2014

Etapa em Jundiaí pode definir campeões do Arena Cross 2014

Da assessoria

A 16ª edição do Arena Cross caminha para a reta final neste sábado (9), com provável definição antecipada dos títulos das principais categorias. A quarta e penúltima etapa da competição, que será realizada em Jundiaí, na avenida Alexandre Ludke, próximo ao Paço Municipal, pode coroar a ótima temporada realizada até agora pelo espanhol Carlos Campano, na Pró (motos 450cc), e do português Paulo Alberto, na MX2 (motos 250cc), que lideram as classes com boa vantagem na classificação geral.
A etapa em Jundiaí terá treinos livres, a partir das 14 horas. Em seguida, às 16h30, os competidores voltam à pista para participar dos treinos classificatórios. As corridas começam às 19h.


Desde 2012 morando efetivamente no Brasil, Campano busca o título que lhe falta no País. Após bater duas vezes na trave, o campeão mundial de motocross MX3 (2010) está próximo de levantar o caneco do Arena Cross. Além do ótimo desempenho na pista, incluindo vitórias em cinco das seis baterias disputadas este ano e 117 pontos na tabela, seu principal concorrente, o suíço Julien Bill, não correrá a prova. Vice-líder com 86 pontos, o europeu encerrou o contrato com sua equipe. Por isso, o equatoriano Jetro Salazar, terceiro colocado com 75 pontos, e o brasileiro Jean Ramos, com 71, surgem como as principais ameaças ao espanhol.
Apesar da folga na classificação, uma lesão no tornozelo direito faz o líder da categoria Pró ter cautela. “Meu objetivo é conquistar alguns pontos para tentar ganhar o campeonato na última etapa. Não quero correr riscos”, coloca Campano, que ainda aguarda liberação dos médicos para disputar a etapa.
Já na MX2, o português Paulo Alberto retorna ao palco em que iniciou sua invencibilidade no Arena Cross. Desde a etapa de abertura da temporada passada em Jundiaí, foram oito vitórias consecutivas, sendo cinco em 2013, fato que lhe rendeu o título da competição, e três neste ano. Com 100% de aproveitamento no campeonato, o português lidera a categoria com 60 pontos, 18 de vantagem para o segundo colocado Anderson Cidade, e 21 para Eduardo Lima, que está em terceiro lugar. “Passei um mês e meio em Portugal fazendo treinos e participando de provas locais. Estou preparado para a etapa, mas prefiro não focar no título. Quero dar o meu melhor na corrida e o resultado será consequência”, afirma Paulo.
Veja as FOTOS da etapa jundiaiense do Arena Cross 2013


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

10 Dicas RTP para se dar bem no ENEM 2014

10 Dicas RTP para se dar bem no ENEM 2014

Estudar com antecedência é uma estratégia para sair na frente na corrida por uma vaga no ensino superior

Parceria: EBC

Estudar com um prazo maior para o objetivo final é uma vantagem, mas exige muita disciplina para não perder o foco. Para ajudar os candidatos, a RTP conversou com parceiros do canal de Educação e elaborou uma lista com 10 dicas de preparação. Confira abaixo:

1) Tempo de estudo
2) Concilie com a escola
3) Faça resumos
4) Habilidades
5) Atualidades
6) Exercite-se
7) Redação
8) Peça ajuda
9) Ferramentas online
10) Relaxe

1) Organize seu tempo
Aproveitar bem o tempo é a chave para ter sucesso nos estudos. Você deve separar um espaço do seu dia para estudar, mas este tempo deve ser, de fato, produtivo. "Ficar virando noites estudando não vai resolver. O candidato deve aprender, e tirar um tempo para descansar a mente, para que ela possa se revigorar", explica Leiva Leal, professora visitante da Faculdade de Letras da UFMG e participante do Plantão Enem.



Quem não tem o hábito de estudar deve começar aos poucos. O ideal é se habituar a um período e, de tempos em tempos, ir aumentando a dedicação. "Tentar começar com sete ou oito horas de estudo pode ser frustrante. Se você se oferece oportunidades concretas, como começar estudando uma hora por dia, daqui um mês estará estudando mais e em poucas semanas você atinge um bom ritmo", afirma o professor de física Ivys Urquiza, do projeto Física Total.

2) Aproveite o ano letivo
É possível relacionar o conteúdo que você está aprendendo na escola com o que precisa ser estudado para o Enem. Afinal, tudo que você vê em sala de aula pode ser cobrado no exame. Por isso, você pode, sempre que possível, revisar diariamente o que vê nas aulas, à medida em que vai estudando os outros conteúdos que já aprendeu. Não se esqueça de, também, tirar as dúvidas com seus professores. Assim, além de não chegar ao final do ano com conteúdos acumulados, você não vai precisar se preocupar em estudar muio nas vésperas das provas da escola. Desta forma você chegará ao dia do Enem mais seguro, e pode ainda garantir boas notas no colégio.

3) Faça resumos
Uma boa forma de se organizar com o conteúdo que você está estudando é fazendo resumos e esquemas das matérias: escrever, além de ajudar a memorizar, também vai e ajudar quando chegar a hora de fazer a revisão.

4) Conheça as habilidades cobradas
Ministério da Educação ainda não divulgou as regras para o exame deste ano, mas o edital referente às provas de 2013 pode ser lido aqui. É neste documento que estão as habilidades exigidas dos candidatos. Tenha-o sempre à mão! Junto com os resumos dos conteúdos, você pode ir conferindo detalhes dos temas que está estudando, e fazer uma espécie de checklist para ter uma noção do quanto falta e do quanto mais (ou menos) você precisa se dedicar naqueles pontos. "Assim o aluno não se sente solto e tem controle do seu conhecimento", acredita a professora Leiva Leal.

5) Informe-se, mas não se contente com o básico
Todos sabemos que temas da atualidade podem ser - e realmente são - cobrados nas provas do Enem. O tema da redação do último exame, pro exemplo, foi a Lei Seca, que havia sido modificada meses antes. Ler jornais, sites e assistir aos telejornais é fundamental para se sair bem no exame. Mas também é importante buscar outros tipos de informação. Há publicações de informações científicas, ou com temas mais específicos, que devem também ser fonte de informação. "O aluno tem que saber sobre os fatos, mas também sobre a ciência, as evoluções no campo da sáude, pesquisas, aspectos do meio ambiente. Ele tem que se situar no mundo em todos os aspectos", explica a professora Leiva, que aconselha ainda a procura por sites especializados.

6) Exercite-se
Fazer as provas do Enem é uma verdadeira maratona. Entre deslocamento de casa até o local de prova e o tempo que você leva para responder às questões, são, pelo menos, mais de 10 horas dedicadas ao exame em apenas um final de semana. Para conseguir enfrentar esse ritmo, é fundamental que seu corpo esteja condicionado também fisicamente - e isso não vai acontecer do dia para a noite. Fazer exercícios, ainda que de forma leve, vai ajudar também a ter mais rendimento durante a sua preparação. "O sedentarismo dimuniu a nossa capacidade de produção. A atividade física é obrigatória, para qualquer pessoa, para poder ter 'pique'. Ainda que seja pouco, o estudante tem que adquirir esse hábito", aconselha o professor Ivys.

7) Redação
O medo do lápis e do papel na hora de escrever a redação do Enem pode ser superado com o treino. Nós estamos acostumados a ouvir que para escrever bem é preciso ler muito: e isso é verdade. Mas é preciso também escrever muito, segundo afirma a professora de língua portuguesa Leiva Leal. "Escrever se aprende escrevendo, aprender se aprende reescrevendo", acredita.
A habilidade de escrever pode ser desenvolvida tanto durante a elaboração de resumos, como os que propusemos na dica número 3, quanto escrevendo sobre temas que você goste ou considere relevantes: vale até tentar treinar possíveis assuntos que podem ser cobrados no exame deste ano. Mas segundo a professora Leiva, é importante se atentar para além do simples ato de escrever bem: o conteúdo da redação é igualmente importante, especialmente a parte final, quando os candidatos do Enem devem apresentar uma proposta de intervenção social, ou uma solução para o problema. Neste momento, é importante evitar frases generalizadas ou argumenos soltos. "O estudante deve saber explicar razões, procurar levantar causas, consequências, não apenas falar que é importante. É imporante por quê?", explica Leiva Leal.

8) Troque ideias
Desenvolver o raciocínio crítico é uma das habilidades mais exigidas pelo Enem, tanto na elaboração da redação quanto na interpretação dos enunciados de todas as questões. Para se exercitar neste sentido, é fundamental buscar outras opiniões. É hora de pedir aos amigos, professores, ou até mesmo seus pais que leiam seus textos, deem a opinião deles, sugiram mudanças - e por que não pedir que seus colegas da escola façam o mesmo, lhe fornecendo seus textos para leitura? Trocar ideias é uma ótima estratégia para conhecer outros pontos de vista, e assim ter mais facilidade de se expressar. Aproveite que ainda há tempo até o dia das provas e observe o que acontece ao seu redor, pense nos grandes problemas da atualidade, escreva sobre isso, puxe assunto, promova debates. Assim, no grande dia você estará mais seguro para expor seus pensamentos na redação do exame.

9) Ferramentas on-line
Até pouco tempo atrás, a opção para os candidatos a vestibulares e Enem, além de estudar em casa, era se matricular em cursinhos preparatórios. Esta opção ainda é válida e muito popular, mas a cada dia ganham mais espaço as ferramentas de estudo que são oferecidas em ambiente virtual. Esta é uma tendência para os próximos exames, segundo o professor Ivys Urquiza: as pessoas estão começando a enxergar a formação online como forma de preparo, não só como complementar aos estudos.
Estudar com a ajuda da internet, por meio de videoaulas, por exemplo, é um ganho na praticidade, segundo Ivys. "Aqueles que moram em cidades com menos recursos têm a possibilidade de acessar bons professores sem precisar se deslocar", argumenta. No entanto, é necessário se certificar de que o conteúdo que está sendo oferecido é de qualidade. No Youtube, um canal de Educação reúne os vídeos de 26 projetos que foram analisados neste sentido, em uma parceria com a Fundação Lemman. No YouTube Edu, há mais de 8 mil vídeos com conteúdos de Ensino Médio nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Biologia, Física e Química, que podem te ajudar a estudar. Entre os canais disponíveis por lá, estão os parceitos do Portal EBC AulaLivre.net e Física Total. Aqui no Portal, o aplicativo Questões Enem também te ajuda a estudar: ele reúne as questões das provas dos exames aplicados entre 2009 e 2012, com a opção de selecionar quais disciplinas você quer treinar. Em breve, ele terá disponíveis também as questões do Enem 2013. Clique aqui para acessar.

10) Não se esqueça de relaxar
Não adianta enfiar a cara nos livros e esquecer da sua vida social. Para atingir seu objetivo de se sair bem no Enem e conseguir uma vaga na universidade, é necessário ter equilíbrio nas suas atividades. E é essencial que sua rotina reserve, além do tempo para os estudos, os momentos de descontração e relaxamento. Muitas dessas atividades como teatro, cinema, livro de literatura e música, são ao mesmo tempo produtivas e podem auxiliar na sua preparação. Mas a ideia aqui é descansar: não se esqueça de reservar um espaço da sua vida para se dedicar aos amigos, namorado(a) e família. "Mesmo que seja aquele almoço de domingo, é isso que vai dar apoio emocional ao candidato", aconselha o professor Ivys.

Passeio monitorado na Linha 12-Safira da CPTM revela curiosidades em torno das estações

Passeio monitorado na Linha 12-Safira da CPTM revela curiosidades em torno das estações

Nosso projeto da Cptm mostra os lados esquecidos de bairros que são próximos às estações

Fonte: CPTM

Proporcionar uma imersão na história dos bairros que margeiam a Linha-12 Safira da CPTM, despertando o encontro com a cultura popular da região, é a proposta do projeto “A Cidade dos Rios Invisíveis”. Com o olhar atento às manifestações de dança de rua, grafites e outras intervenções artísticas serão realizadas viagens de trem monitoradas pelo grupo de artistas do Coletivo Estopô Balaio, no trecho entre as estações Brás e Jardim Romano.

Com sede no Jardim Romano, bairro da zona leste mais atingido pelas enchentes que assolaram aquela região em 2010, o grupo propõe um mergulho nas experiências retratadas pelos  moradores. Iniciando com intervenções no interior dos trens, o projeto inclui roteiro a ser percorrido pelas ruas do Jardim Romano.



Durante o trajeto de trem, os participantes ouvem, por meio de aparelho de áudio, cedido mediante entrega de RG, as narrativas sobre as paisagens avistadas pelos bairros em torno das estações (Brás, Tatuapé, Penha, Vila Cisper, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano).

O projeto “A Cidade dos Rios Invisíveis” é inspirado no livro “Cidades Invisíveis”, do escritor italiano Ítalo Calvino. Na obra, o autor relata a memória das cidades visitadas por Marco Polo, que integravam o reino do imperador Kublai Khan.

Este é o terceiro espetáculo da trilogia desenvolvida pelo Coletivo Estopô Balaio com os moradores do Jardim Romano, construído a partir de relatos e depoimentos sobre as enchentes. As histórias dos atores-moradores, repletas de experiências com resgates e ações solidárias dos vizinhos são algumas das memórias que compõe a dramaturgia.

Com início nesta sexta-feira 8/08), as viagens serão realizadas até 28 de setembro, a partir das 14h, às sextas, sábados e domingos, com exceção do dia 17/08, em razão de obras na Linha 12-Safira. Os ingressos são gratuitos (40 pessoas por viagem), mediante  inscrição prévia no projeto, pelo e-mail cidadedosriosinvisiveis@gmail.com

Serviço:
Evento: A cidade dos rios invisíveis
Data: de 8/08 a 28/09, as sextas, sábados e domingos (com exceção  do dia 17/08, quando não haverá espetáculo)
Ponto de encontro: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM
Obs: as reservas devem ser feitas pelo e-mail acidadedosriosinvisiveis@gmail.com.
Informações: tel.: 3188-8936

Semana da Juventude 2014 – programação

Semana da Juventude 2014 – programação

Da assessoria



Debate: Educação: História do movimento estudantil, conquistas de marcos legais e desafios a enfrentar
Local: Anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal “Prof. Nelson Foot”
Data: 11/08 – SEGUNDA
Horário: das 9h às 12h
Debate: Perspectiva de desenvolvimento: Ampliação da FATEC, Polo Tecnológico e Instituto Federal
Local: Sala dos relógios – Complexo Fepasa
Data: 11/08 – SEGUNDA
Horário: das 14h às 17h
Mostra de Cinema: Cine clube
Local: Museu Histórico e Cultural Solar do Barão
Data: 11/08 – SEGUNDA
Horário: das 19h às 21h
Filme: Infância Clandestina
Sinopse: Em 1979 na Argentina, Juan leva uma vida clandestina, da mesma forma que seu pai, sua mãe e seu querido tio Beto. Fora do berço familiar ele é conhecido por um outro nome, Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar que governa o país. Tudo corre bem, até ele se apaixonar por Maria, uma colega de escola. Sonhando com voos mais altos ao seu lado, ele passa por cima das rígidas regras familiares para poder ficar mais tempo com ela.
Intervenção na Câmara Municipal
Data: 12/08 – TERÇA
Horário: Durante a Sessão noturna
Sarau e Feirinha Gastronômica no Centro.
Local: Rua Barão de Jundiaí / Praça da Matriz
Data: 13/08 – QUARTA
Horário: das 17h30 às 22h
Debate: Análise da educação brasileira: As conquistas obtidas no ensino superior
Local: Auditório do Campus – UniAnchieta
Data: 14/08 – QUINTA
Horário: das 19h às 22h
Plenária do Conselho Municipal da Juventude
Local: Sala dos relógios – Complexo Fepasa
Data: 15/08 – SEXTA
Horário: das 10h às 12h
2ª Parada da Juventude
Local: Sororoca
Data: 15/08 – SEXTA
Horário: das 13h às 22h
Atividades: (Feira Gastronômica, Campeonato de Skate, Gaffiti, Dj, rinha de mc’s, street dance, festival de bandas)
TERMO DE AUTORIAZAÇÃO DO CAMPEONATO DE SKATE * apenas para menores de idade
Cuidar da cidade é cuidar das pessoas

Lula inaugura sede dos Metalúrgicos no próximo dia 11

Lula inaugura sede dos Metalúrgicos no próximo dia 11


Ele poderá ainda percorrer o centro com Alexandre Padilha

Fonte: JJ
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Jundiaí no próximo dia 11, às 19 horas. Ele participará da inauguração da nova sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e Região, na rua XV de Novembro, na vila Arens. 

A informação foi confirmada pelo presidente do sindicato, Eliseu Silva Costa.
Segundo o sindicalista, existe a possibilidade de Lula chegar na cidade ainda no período da tarde e circular pelas ruas centrais com o candidato ao governo do Estado pelo PT, o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No entanto, este corpo a corpo com os eleitores depende do acerto das agendas do ex-presidente e Padilha.


Curso de produção e filmagem em Cajamar

Curso de produção e filmagem em Cajamar


Em parceria com a Prefeitura de Cajamar, através da Diretoria de Cultura, o projeto Cine (Poe) Mas da Oficina Cultural Metropolitana – Unidade da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo - gerenciada pela POIESIS, Instituto de Apoio à Cultura, Língua e Literatura, já realizou a primeira etapa da oficina de Roteiro, baseada no poema “Quando Chove”, de Frederico Barbosa e apresentará a segunda etapa de 18/08 a 21/10. 

O curso é constituído por três módulos: roteiro, filmagem e edição, finalizando com um curta-metragem que possibilita aos participantes a interação ao processo técnico, narrativo e que envolve a transcrição em linguagem audiovisual de poemas em discursos poéticos e textuais.

Serviço: Cine (Poe) Mas
Curso: Produção e Filmagem
Período: 18/08 a 21/10
Local: na Av. Arnaldo Rojek, 295, Jordanésia
Horário: 19h às 22h
Informações: 4447-2626



quarta-feira, 6 de agosto de 2014

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO ABRE CAMPUS EM JUNDIAÍ

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO ABRE CAMPUS EM JUNDIAÍ

Instituto Federal de Educação, Ciência e Técnologia iniciou suas atividades em Jundiaí no Complexo Argos

Márcio Teixeira

Conhecido como "a Federal", o Instituto de Educação de São Paulo IFSP, iniciou no último dia 28 de julho sua primeira turma do curso Técnico em Comércio. A instituição, que foi criada em 1909 com o nome de Escola de Aprendizes Artífices, hoje conta com muitas unidades espalhadas por várias cidades do estado. A proposta é de trazer para a região várias opções de cursos técnicos e também cursos de nível superior. Já existe até um projeto de ampliação do campus avançado Jundiaí, que será construído no Distrito Industrial, num terreno doado pela prefeitura do município. Acompanhem a reportagem exibida na TVE Jundiaí, sobre a instalação do Instituto Federal:


ANUNCIE CONOSCO

OPTANDO POR PUBLICAR SEU ANÚNCIO COM A GENTE VOCÊ ANUNCIA 3 vezes por dia:

POR APENAS R$ 60,00 POR MÊS SEU PRODUTO OU SERVIÇO SERÁ VEICULADO NO BLOG, NO FACEBOOK, INSTAGRAN E TWITTER.


ANUNCIE SUA MARCA, SERVIÇO OU PRODUTO AQUI NO BLOG E CONQUISTE MAIS CLIENTES.

PACOTE: SUA MARCA SERÁ PUBLICADA EM NOSSO BLOG E REDES SOCIAIS O ANO TODO POR APENAS 3 PARCELAS DE 30,00

OU ENTRE EM CONTATO E FAÇA UM ORÇAMENTO, FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E-MAIL rtpcomunicacao@gmail.com / Celular: 11 98476-9422 (WhatsApp)

ANUNCIE TAMBÉM EM NOSSA PÁGINA DE NOTÍCIAS NO FACEBOOK:
Powered By Blogger