sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Adolescente morre ao nadar em lagoa

O perigo de se aventurar em lagoas 

 Maciel Pedroso

Curiosos observam a retirada do corpo do jovem da água
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) o afogamento é uma das maiores causas de mortes consideradas como violentas no mundo, juntamente com os acidentes de trânsito, matando milhares de pessoas por ano. As principais causas de afogamento ainda são o descuido, o consumo de bebida alcoólica o que contribui para a diminuição de reflexo e as brincadeiras de mau gosto. O afogamento em lagoas é uma causa de morte com alto índice entre crianças com idade de 1 a 14 anos.

Um rápido descuido ou imprudência pode levar a morte.  Novamente a lagoa localizada na Avenida Marginal Direita do Rio Jundiaí, no Bairro Ponte Seca, denominada Lagoa Caipirão ceifou a vida de mais um morador de Várzea Paulista: Wesley Luis Pena, de 16 anos, morador do Jardim América III. O calor e a falta de opção acabam levando os jovens em busca de lugares perigosos para se divertir, o que pode acabar em tragédia, como esta que aconteceu na terça-feira, 15.  No mesmo dia os pais da vítima estiveram na Delegacia de Polícia de Várzea Paulista para a elaboração de um boletim de ocorrência de desaparecimento, informando que o jovem sabia nadar.

Os policiais Givaldo e Guarniere foram solicitados a comparecer no local onde havia ocorrido um suposto afogamento, e ao chegarem à lagoa acionaram o resgate, onde compareceu uma equipe de mergulhadores que realizou uma varredura pelo lago. As buscas foram encerradas devido ao cair da noite, procedimento padrão após o pôr do sol, para garantir a segurança dos mergulhadores.

Wesley estava no local com vários amigos na margem do lago. A vítima entrou na água por conta do calor, após algum tempo começou a se debater na água e a pedir socorro, afundando em seguida. Segundo boletim de ocorrência ninguém conseguia alcançá-lo devido à profundidade, e após a vítima desaparecer sob ás águas foi acionada uma ambulância e a policia militar. 

Assim, na quarta-feira, 16, pela manhã, o adolescente foi encontrado no fundo da lagoa, a 40 metros de distância da margem. O seu corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML). No período das buscas os parentes da vítima ficaram no local com a esperança de que esta história tivesse um final feliz.

Dicas
O Corpo de Bombeiros alerta a população para ter cuidado ao entrar em lagoas, cachoeiras, piscina e rios, principalmente na época do verão que afogamentos acontecem com mais frequencia. Para evitar acidentes em água evite nadar sozinho; não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água; não imergir em água após lanches e refeições; não se afaste da margem; não saltar de locais elevados para dentro da água; não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado; prefira lançar objetos flutuantes (bolas, boias, isopores, madeiras, pranchas e outros) ou então corda para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo; não deixar crianças sozinhas, sem a presença de um adulto responsável, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.

ANUNCIE CONOSCO

OPTANDO POR PUBLICAR SEU ANÚNCIO COM A GENTE VOCÊ ANUNCIA 3 vezes por dia:

POR APENAS R$ 60,00 POR MÊS SEU PRODUTO OU SERVIÇO SERÁ VEICULADO NO BLOG, NO FACEBOOK, INSTAGRAN E TWITTER.


ANUNCIE SUA MARCA, SERVIÇO OU PRODUTO AQUI NO BLOG E CONQUISTE MAIS CLIENTES.

PACOTE: SUA MARCA SERÁ PUBLICADA EM NOSSO BLOG E REDES SOCIAIS O ANO TODO POR APENAS 3 PARCELAS DE 30,00

OU ENTRE EM CONTATO E FAÇA UM ORÇAMENTO, FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E-MAIL rtpcomunicacao@gmail.com / Celular: 11 98476-9422 (WhatsApp)

ANUNCIE TAMBÉM EM NOSSA PÁGINA DE NOTÍCIAS NO FACEBOOK:
Powered By Blogger