segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Saúde

Médicos estrangeiros poderão suprir necessidades de municípios carentes

Todos os municípios brasileiros podem se inscrever no Programa Mais Médicos do Governo Federal, que visa melhorar os atendimentos e suprir demandas na saúde

João Pachelli

O País está passando por uma mudança no que se diz respeito a Saúde e seus métodos, o assunto que mais se comenta no momento é sobre a vinda de médicos estrangeiros par atuar nos municípios brasileiros, de preferência os mais periféricos que têm maiores necessidades.
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha
Levantamento feito pelo Datafolha aponta que aumentou a aprovação dos brasileiros à contratação de médicos de outros países. Segundo levantamento divulgado no site do jornal Folha de S. Paulo, 54% dos entrevistados são favoráveis ao programa do governo federal para trazer médicos estrangeiros para trabalhar nas periferias das grandes cidades e regiões carentes.
Até o fim de setembro a previsão é de que pelo menos 300 médicos do exterior comecem a trabalhar no Brasil. A adesão foi baixa no Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, apenas 10% das vagas foram preenchidas. Assim que chegarem, terão aulas de saúde pública do Brasil e de português. Um cursinho intensivo de três semanas.
Os médicos vão atuar em 579 municípios do país. A maioria nas periferias de capitais e regiões metropolitanas; 47% em cidades carentes do interior. Em algumas cidades da região pode-se notar que já há a presença de médicos com outra nacionalidade, caso de Várzea Paulista que conta com um médico Chileno.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz que o programa ainda não conseguiu médicos para 700 municípios do país, e que por isso é preciso trazer profissionais do exterior.
“O Brasil não tem número de médicos para atender todas as áreas do nosso país. Para isso, vamos usar todas as estratégias legais que o ministério tem para fazer isso”, declara Alexandre Padilha, ministro da Saúde.

O prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi é a favor do Mais Médicos. “O Programa trabalha desde a formação até a estruturação física da Rede de Saúde como também mais médicos para o Brasil. Fiquei entusiasmado e eu tenho certeza que os municípios mais carentes irão ganhar muito com esse projeto, é um grande benefício para o povo brasileiro”, comentou.

Entenda o Programa do Governo Federal
Lançado em 8 de julho. O Mais Médicos visa melhorar o atendimento no SUS, acelerar os investimentos em infraestrutura nas unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do Brasil.
Com essa iniciativa, o Ministério da Saúde visa também expandir o número de vagas de medicina e residência médica, além de aprimorar a formação médica no país.

Inscrições para o Mais Médicos
A taxa de adesão na primeira fase foi considerada baixa, apenas 10% das vagas foram preenchidas. A segunda fase de inscrições foi aberta na segunda-feira (19), os candidatos que não aderiram ou não completaram a inscrição na primeira fase  do programa têm até o dia 30 de agosto para se inscreverem pelo site (maismédicos.saude.gov.br).

Para médicos, o edital será reaberto mensalmente durante três anos ou até que a demanda apresentada pelos municípios seja atendida. Já para os municípios, após essa chamada, a previsão da abertura do novo edital é para o final do ano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.

ANUNCIE CONOSCO

OPTANDO POR PUBLICAR SEU ANÚNCIO COM A GENTE VOCÊ ANUNCIA 3 vezes por dia:

POR APENAS R$ 60,00 POR MÊS SEU PRODUTO OU SERVIÇO SERÁ VEICULADO NO BLOG, NO FACEBOOK, INSTAGRAN E TWITTER.


ANUNCIE SUA MARCA, SERVIÇO OU PRODUTO AQUI NO BLOG E CONQUISTE MAIS CLIENTES.

PACOTE: SUA MARCA SERÁ PUBLICADA EM NOSSO BLOG E REDES SOCIAIS O ANO TODO POR APENAS 3 PARCELAS DE 30,00

OU ENTRE EM CONTATO E FAÇA UM ORÇAMENTO, FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E-MAIL rtpcomunicacao@gmail.com / Celular: 11 98476-9422 (WhatsApp)

ANUNCIE TAMBÉM EM NOSSA PÁGINA DE NOTÍCIAS NO FACEBOOK:
Powered By Blogger