quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Show dos Raimundos no Sesc Jundiaí traz o que rolou de melhor nesses 20 anos de estrada da banda

Show dos Raimundos no Sesc Jundiaí traz o que rolou de melhor nesses 20 anos de estrada da banda 


Foi uma verdadeira pauleira o show dos Raimundos no último dia 27 de novembro no ginásio do Sesc Jundiaí. Digão, Canisso, Marquim e Caio, levaram ao público, o que rolou de melhor nesses 20 enos de estrada com um repertório escolhido pelos fãs no site da banda

Márcio Teixeira

Acompanhe a seguir a entrevista exclusiva feita pelo repórter Márcio Teixeira da RTP Comunicação com o baixista Canisso feita antes do show.

O repórter da RTP com o ícone da banda Raimundos
RTP: Gostaria que você falasse um pouco sobre a carreira dos Raimundos. Nesses mais de 20 anos de estrada, vocês trouxeram uma influência totalmente diferente para o rock nacional quando surgiram no início dos anos 90, inclusive  com a influência de música nordestina nas composições. Queria que você falasse um pouco sobre sua carreira, sobre sua saída e seu retorno para a banda.



Canisso: Raimundos é uma banda que está comemorando 20 anos de lançamento do primeiro álbum: "Raimundos", é uma banda de Brasília, foi formada em meados de 87, 88, tem como principal influência uma mistura de punk rock, hard core, som pesado, com uma pegada de forró sacana. Não é um forró de raíz, é um forró de duplo sentido, bastante característico do Nordeste e principalmente do músico Zenilton, que é um cara que tem essa pegada desse tipo de forró e aí a gente foi experimentando. No início dos anos 90 a cena estava se abrindo para novas bandas, gravamos com o apoio do selo Banguela, que era formado pelos Titãs junto com o empresário Miranda e fomos a primeira banda totalmente independente a atingir a marca de disco de ouro, na época tivemos uma venda bastante expressiva, depois lançamos vários discos e fomos do Banguela pra gravadora Warner, que era dona do selo, passamos pra Major, e aí lançamos vários discos. Em 99 nós lançamos o "Só no Forevis", que foi o nosso disco de maior sucesso, ganhamos vários prêmios: na MTV, no Faustão, e aí realmente a banda aconteceu, com músicas como: "Mulher de Fases", "A Mais Pedida", "Me Lambe", músicas que até hoje a gente toca, porque são referências pra nós e pra muita gente. Depois disso a banda teve várias mudanças de integrantes, eu saí da banda durante 7 anos, mas em meados de 2007 nós voltamos com essa formação e recomeçamos de novo, devagarzinho, como gosto de falar: "comendo pela beiradinha", mostrando que a banda ainda tem bastante lenha pra queimar, essa formação ainda tem bastante relevância e estamos aí reconquistando nosso espaço na cena musical.
A galera lotou o local para ver a banda

RTP: Eu acompanho vocês desde o inìcio da carreira, depois da minha geração, já são mais duas gerações acompanhando a carreira dos Raimundos e agora com a música "Vida Inteira" sendo tema de abertura de "Malhação", dá uma abrangência maior ainda; como é tocar pra essa galera um pouco mais nova que está conhecendo agora o trabalho de vocês? 

Canisso: A gente sempre tocou pra uma galera mais nova e nós não conseguimos perceber eles mudando, na verdade eles vão crescendo e vão sendo substituidos por gente mais nova, sempre, mas o público dos Raimundos sempre foi um público de molecada mesmo, é um som bastante juvenil e é uma coisa bacana, porque da mesma forma que a gente conversa com os jovens a gente também recebe energia deles e isso nos mantém até um pouco mais novos. 

RTP: E o contato com outras bandas que sempre abraçaram vocês? O Ultraje a Rigor chegou a fazer disco junto com o Raimundos, Tico Santa Cruz do Detonautas já teve participação na banda, Dead Fish e Velhas Virgens, já tocaram junto com vocês, o grupo já abriu vários shows dos Titãs, os Paralamas do Sucesso gravaram a música: "Eu Quero é Ver o Oco"; como é o relacionamento dos Raimundos com todas essas bandas?
Rock do bom com os Raimundos em Jundiaí

Canisso: É uma família, a família do Rock'n Roll, é sempre um prazer nos encontrarmos, temos um respeito muito grande por todos eles, são nossos "primos" de certa forma, porque como disse somos uma grande família, com pequenas diferenças de estilos, de influências e tal, mas no palco sempre casa muito bem, porque a maioria delas tem um pézinho lá em Brasília. Os Paralamas moraram em Brasília, o Tico Santa Cruz, quando vai pra lá quer conhecer aonde começaram e rolavam as coisas, então a gente leva essa bandeira, digamos, do rock brasiliense, do rock do cerrado. Não que a gente seja decendente direto, mas fazemos parte do mesmo fenômeno que proporcionou sucesso a bandas como Capital Inicial, Legião Urbana, Plebe Rude, é aquela coisa lá de Brasília, lá é um tédio tão grande que se você não montar uma banda você não aguenta. 

RTP: Legal que estão sendo lançados vários filmes sobre o rock de Brasília e como está a nova geração de bandas? 

Canisso: É está vindo uma nova geração agora, a banda Escalênio por exemplo, porque não é uma coisa como aqui em Jundiaí, que você tem uma estrutura fenômenal, não estou falando que é uma cidade pequena, que não mereça ter, mas você vai numa cidade como Brasília e lá não tem essa estrutura toda. Em Brasília o cara tem que se virar, tem que criar do nada, tem que se reunir, arrumar uns equipamentos emprestados e tal, não existe uma estrutura como essa, então o músico pra fazer a coisa acontecer, tem que lutar tanto que acaba se destacando, ele acaba ficando um pouco melhor do que os de outras cidades.

RTP: No show de hoje vai ter músicas dos ábuns "Roda Viva", do "Cantigas de Roda"?

Canisso: Hoje é uma grande comemoração, é a turnê dos 20 anos, essas músicas foram escolhidas numa enquete feita no nosso site, então 90% do repertório foi escolhido pelo público e hoje é só alegria e o show sendo cedo é a melhor coisa que tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.

ANUNCIE CONOSCO

OPTANDO POR PUBLICAR SEU ANÚNCIO COM A GENTE VOCÊ ANUNCIA 3 vezes por dia:

POR APENAS R$ 60,00 POR MÊS SEU PRODUTO OU SERVIÇO SERÁ VEICULADO NO BLOG, NO FACEBOOK, INSTAGRAN E TWITTER.


ANUNCIE SUA MARCA, SERVIÇO OU PRODUTO AQUI NO BLOG E CONQUISTE MAIS CLIENTES.

PACOTE: SUA MARCA SERÁ PUBLICADA EM NOSSO BLOG E REDES SOCIAIS O ANO TODO POR APENAS 3 PARCELAS DE 30,00

OU ENTRE EM CONTATO E FAÇA UM ORÇAMENTO, FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E-MAIL rtpcomunicacao@gmail.com / Celular: 11 98476-9422 (WhatsApp)

ANUNCIE TAMBÉM EM NOSSA PÁGINA DE NOTÍCIAS NO FACEBOOK:
Powered By Blogger